PORTARIA Nº 2687, DE 13 DE MARÇO DE 2018
(Revogada pela Portaria nº 69, de 24 de janeiro de 2020)
Altera o art. 1º e acrescenta Anexo à Portaria nº 257, de 14 de janeiro de 2016, que institui o Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Espírito Santo 2015-2025.
O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, em exercício, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 10 da Lei Complementar Estadual nº 95, de 28 de janeiro de 1997, e
CONSIDERANDO a importância do processo de revisão extraordinária dos indicadores e das metas do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Espírito Santo - PE-MPES 2015-2025, realizado conforme autorização expressa da Administração Superior nos autos do procedimento GAMPES nº 2017.0011.0592-04;
CONSIDERANDO a aprovação das propostas de indicadores e de metas pelo Comitê de Gestão da Estratégia Finalística e pelo Comitê de Gestão da Estratégia Administrativa,
RESOLVE:
Art. 1º O art. 1º da Portaria nº 257, de 14 de janeiro de 2016, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1º (...)
§ 1º O inteiro teor do documento pode ser acessado no sítio eletrônico da instituição, por meio do link http://www.mpes.mp.br/planejamento/index.html.
§ 2º Os indicadores e as metas do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Espírito Santo - PE-MPES vigentes são os constantes do Anexo.” (NR)
Art. 2º Acrescentar Anexo à Portaria nº 257, de 14 de janeiro de 2016, que passa a vigorar nos seguintes termos:
“Anexo
Objetivos Estratégicos, Indicadores e Metas do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Espírito Santo 2015-2025
Objetivo Estratégico 1: Ser uma instituição reconhecida por zelar pela ordem jurídica e democrática e por defender os direitos indisponíveis da sociedade.
Indicador |
IE01.1 Reconhecimento da sociedade |
Descrição do indicador |
Mede o resultado obtido pela pesquisa de imagem do MPES com foco na percepção da população (público-alvo). |
Forma de cálculo |
Índice geral da pesquisa de imagem do MPES |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Indicador |
IE01.2 Índice de alcance das metas institucionais |
Descrição do indicador |
Mede o cumprimento das metas estabelecidas para os indicadores estratégicos e para os indicadores táticos, considerando, apenas, os disponíveis para medição. |
Forma de cálculo |
(Critério 1 + Critério 2) / 2 |
Critérios para cálculo |
Critério 1: (Nº
de IE com metas cumpridas no ano / Total de IE disponíveis para medição) x
100 |
Meta 2019 |
80% |
Indicador |
IE01.3 Índice de execução do PGA |
Descrição do indicador |
Mede o percentual de execução do portfólio de ações previsto no Plano Geral de Ação Finalístico e no Plano Geral de Ação Administrativo. |
Forma de cálculo |
Média do % de execução das ações do PGA Finalístico e do PGA Administrativo |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Objetivo Estratégico 2: Assegurar a proteção integral da criança e do adolescente, priorizando a prestação adequada do atendimento protetivo e socioeducativo.
Indicador |
IE02.1 Índice de adequação dos Serviços de Acolhimento Familiar |
Descrição do indicador |
Índice de adequação dos Serviços de Acolhimento Familiar, nos conformes dos Artigos 92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente. |
Forma de cálculo |
Média da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações |
Critérios para cálculo |
Artigos 92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente |
Meta 2019 |
70% |
Indicador |
IE02.2 Índice de adequação dos Serviços de Acolhimento Institucional |
Descrição do indicador |
Índice de adequação dos Serviços de Acolhimento Institucional, nos conformes dos Artigos 92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente. |
Forma de cálculo |
Média da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações |
Critérios para cálculo |
Artigos 92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente. |
Meta 2019 |
73% |
Indicador |
IE02.3 Índice de adequação dos Serviços Socioeducativos |
Descrição do indicador |
Índice de adequação dos Serviços Socioeducativos (Unidades de Internação, Semiliberdade e Atendimento Inicial) nos conformes dos Artigos 92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente. |
Forma de cálculo |
Média da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações |
Critérios para cálculo |
Artigos 92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente |
Meta 2019 |
58% |
Objetivo Estratégico 3: Garantir o acesso da população a serviços eficientes de atenção básica à saúde.
Indicador |
IE03.1 Equipes de atenção básica com avaliação positiva no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de equipes de atenção básica no estado com avaliação positiva no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica - PMAQ. |
Forma de cálculo |
(Número de equipes de atenção básica com avaliação positiva no PMAQ/ Total de unidades de saúde que aderiram ao PMAQ) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
100% |
Indicador |
IE03.2 Municípios com Estratégia Saúde da Família |
Descrição do indicador |
Avalia a implementação da Estratégia Saúde da Família nos municípios capixabas por meio de equipes de saúde. |
Forma de cálculo |
(Número de Municípios com cobertura mínima de 70% na Estratégia Saúde da Família / Total de Municípios) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
100% |
Objetivo Estratégico 4: Garantir o direito à educação de qualidade e a correta aplicação das verbas públicas, fortalecendo o controle social.
Indicador |
IE04.1 Taxa de matrícula da pré-escola |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de matrículas da pré-escola na rede pública de ensino do estado do Espírito Santo de acordo com a faixa etária da população no período adequado. |
Forma de cálculo |
(Número de matrículas da pré-escola na faixa etária / Número de população na faixa etária no período) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
98% |
Indicador |
IE04.2 Municípios com unificação de listas de espera em creche |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de municípios que implementaram a lista unificada de espera por vaga em creche. |
Forma de cálculo |
(Número de municípios que implementaram lista unificada de espera por vaga em creche / Total de municípios) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
58% |
Objetivo Estratégico 5: Fortalecer a rede de proteção social, observando os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Indicador |
IE05.1 Municípios com a rede socioassistencial adequada |
Descrição do indicador |
Avalia os equipamentos da rede socioassistencial - CRAS, de acordo com o atendimento aos quesitos priorizados pelo MPES dentro do rol estabalecido nas orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social, publicadas em 2011. |
Forma de cálculo |
Média da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações |
Critérios para cálculo |
Se atende as orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social, publicadas em 2011, nos quesitos: 1. Quantitativo de Assistentes Sociais; 2. Quantitativo de Psicólogos; 3. Quantitativo de Técnicos de nível médio/superior; 4. Coordenador Exclusivo; 5. Possuir sala para a equipe de trabalho; 6. Possuir banheiros; 7. Possuir recepção; 8. Possuir cozinha; 9. Possuir almoxarifado; 10. Acesso principal, rotas aos espaços do CRAS e banheiros adaptados conforme as normas da ABNT; 11. Possuir telefone próprio; 12. Possuir ao menos 1 (uma) impressora; 13. Possuir veículo próprio para atendimentos do CRAS; 14. Possuir ao menos 3 (três) computadores; 15. Possuir acesso à internet; 16. Quantitativo de CRAS no município de acordo com a quantidade de famílias cadastradas no CadÚnico. |
Meta 2019 |
90% |
Indicador |
IE05.2 Índice de adequação dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS |
Descrição do indicador |
Avalia os equipamentos da rede socioassistencial - CREAS, de acordo com o atendimento aos quesitos priorizados pelo MPES dentro do rol estabalecido nas orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social, publicadas em 2011. |
Forma de cálculo |
Média da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações |
Critérios para cálculo |
Se atende as orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social, publicadas em 2011, nos quesitos: 1. Quantitativo de Assistentes Sociais; 2. Quantitativo de Psicólogos; 3. Quantitativo de Técnicos de nível médio/superior; 4. Coordenador Exclusivo; 5. Possuir sala para a equipe de trabalho; 6. Possuir banheiros; 7. Possuir recepção; 8. Possuir cozinha; 9. Possuir almoxarifado; 10. Acesso principal, rotas aos espaços do CRAS e banheiros adaptados conforme as normas da ABNT; 11. Possuir telefone próprio; 12. Possuir ao menos 1 (uma) impressora; 13. Possuir veículo próprio para atendimentos do CRAS; 14. Possuir ao menos 3 (três) computadores; 15. Possuir acesso à internet; 16. Quantitativo de CRAS no município de acordo com a quantidade de famílias cadastradas no CadÚnico. |
Meta 2019 |
53% |
Indicador |
IE05.3 Pessoas em situação de vulnerabilidade |
Descrição do indicador |
Mensura o quantitativo de famílias em situação de vulnerabilidade, conforme critérios priorizados pelo MPES dentro do rol constante dos Relatórios de Informações Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social. |
Forma de cálculo |
Somatório do total de famílias em situação de vulnerabilidade por município/Total de famílias em situação de vulnerabilidade em 2016 |
Critérios para cálculo |
São consideradas famílias em situação de vulnerabilidade aquelas que se encontram: 1. Sem iluminação pública (com ou sem relógio medidor); 2. Dependentes de iluminação a óleo, querosene, gás ou vela; 3. Com escoamento sanitário para vala a céu aberto, rio, córrego ou mar; 4. Sem acesso à rede de esgoto ou fossa; 5. Sem coleta de lixo, direta ou indireta; 6. A destinação final do lixo é ser queimado, enterrado, jogado em terreno baldio, rio ou mar; 7. Com casos de trabalho infantil; 8. Com indivíduos menores de 29 anos analfabetos. |
Meta 2019 |
-16% |
Objetivo Estratégico 6: Fortalecer a rede de proteção ao idoso e à pessoa com deficiência.
Indicador |
IE06.1 Índice de adequação dos Serviços de Acolhimento Institucional para Idosos |
Descrição do indicador |
Avalia os Serviços de Acolhimento Institucional para Idosos. |
Forma de cálculo |
Média da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações |
Critérios para cálculo |
1. A entidade recebe recursos do poder público visando à manutenção do Serviço de Acolhimento; 2. Se a ILPI possui registro no Conselho de Assistência Social, Conselho de Direitos da Criança e Adolescente e no Conselho dos Direitos do Idoso; 3. Quantas pessoas estão acolhidas na unidade neste momento (vagas ocupadas) / Capacidade máxima para o atendimento (número de vagas) desta unidade; 4. Possui Projeto Político Pedagógico; 5. Realiza Plano Individual de Atendimento (PIA) de cada pessoa acolhida; 6. Possui Prontuário de atendimento; 7. O local onde funciona a Unidade é servido por transporte público (ônibus/trem/metrô/barcas) 8. Atende aos critérios de Acessibilidade nas rotas de entradas, banheiros e espaços. |
Meta 2019 |
79% |
Indicador |
IE06.2. Índice de adequação dos Serviços de Acolhimento para a pessoa com deficiência - residência inclusiva |
Descrição do indicador |
Avalia os Serviços de Acolhimento para pessoa com deficiência. |
Forma de cálculo |
Média da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações |
Critérios para cálculo |
1. A entidade recebe recursos do poder público visando à manutenção da residência inclusiva; 2. Se a residência inclusiva possui registro no Conselho de Assistência Social e no Conselho de Direitos da Criança e Adolescente; 3. Quantas pessoas estão acolhidas na unidade neste momento (vagas ocupadas) / Capacidade máxima para o atendimento (número de vagas) desta unidade; 4. Possui Projeto Político Pedagógico; 5. Realiza Plano Individual de Atendimento (PIA) de cada pessoa acolhida; 6. Possui Prontuário de atendimento 7. O local onde funciona a Unidade é servido por transporte público (ônibus/trem/metrô/barcas) 8. Atende aos critérios de Acessibilidade nas rotas de entradas, banheiros e espaços. |
Meta 2019 |
72% |
Indicador |
IE06.3. Municípios com serviço de proteção ao idoso e à pessoa com deficiência. |
Descrição do indicador |
Avalia os serviços de atendimento ao idoso e à pessoa com deficiência realizados pelos CRAS e CREAS e a existência de conselho do idoso e da pessoa com deficiência no município. |
Forma de cálculo |
Média da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações |
Critérios para cálculo |
1. Existência de Conselho do Idoso e Conselho da Pessoa com Deficiência; 2. CRAS com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de forma Direta ou pela Rede Referenciada; 3. CRAS e/ou CREAS realizando atendimento para idosos e pessoas com deficiência vítimas de violência física, violência psicológica, abuso/violência sexual, exploração sexual, negligência ou abandono, situação de rua, discriminação em decorrência da orientação sexual, discriminação em decorrência da raça/etnia; 4. CRAS e/ou CREAS realizando atendimento a pessoas com deficiência vítimas de violência/violação de direitos ou família\indivíduos com pessoas em serviços de acolhimento. |
Meta 2019 |
75% |
Objetivo Estratégico 7: Fortalecer a resolução de conflitos na área da família.
Indicador |
IE07.1. Intervenções extrajudiciais exitosas na área de família |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de intervenções extrajudiciais exitosas do MPES para assegurar políticas sociais de família. |
Meta 2019 |
Meta a ser definida após a primeira mensuração do indicador |
Objetivo Estratégico 8: Intensificar a fiscalização do terceiro setor fortalecendo a sua atuação.
Indicador |
IE08.1. Fundações alvo de ações de controle finalístico |
Descrição do indicador |
Computa as fundações cujo controle é obrigatório pelo MP, no tocante ao cumprimento de suas finalidades estatutárias de interesse social e prestação de contas. |
Forma de cálculo |
(Somatório de fundações que foram alvo de ações de controle finalístico realizadas pelo MP/ Total de fundações identificadas) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
100% |
Indicador |
IE08.2. Entidades alvo de ações de controle finalístico |
Descrição do indicador |
Computa as entidades do terceiro setor que recebem recursos públicos, fiscalizadas pelo MP, no tocante ao cumprimento de suas finalidades estatutárias de interesse social. |
Forma de cálculo |
(Somatório de entidades do terceiro setor que receberam recurso público e foram alvo de ações de controle finalístico realizadas pelo MP/ Total de entidades identificadas que receberam recurso público) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
70% |
Objetivo Estratégico 9: Fomentar a concretização de políticas públicas ligadas a resíduos sólidos, saneamento básico e recursos hídricos e o processo de regularização fundiária.
Indicador |
IE09.1 Plano de recursos hídricos implementados |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de planos de recursos hídricos implementados no Estado do ES por bacia hidrográfica. |
Forma de cálculo |
(Número de bacias hidrográficas com planos de recursos hídricos implementados no período / Total de bacias hidrográficas com planos de recursos hídricos no Estado do ES no período) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
46% |
Indicador |
IE09.2 Municípios com Sistema Municipal do Meio Ambiente |
Descrição do indicador |
Avalia a quantidade de municípios do Estado do ES com o Sistema Municipal do Meio Ambiente estruturado, considerando os aspectos: Fundo, Conselho e leis ambientais municipais. |
Forma de cálculo |
(Somatório do número de municípios com o Sistema Municipal de Meio Ambiente estruturado / Total de Municípios do Estado) x 100 |
Critérios para cálculo |
1. Existência das leis urbanísticas: Plano Diretor Municipal, Parcelamento do Solo Urbano, Código de Meio Ambiente; 2. Conselho Municipal de Meio Ambiente em funcionamento 3. Existência de Fundo Municipal de Meio Ambiente 4. Existência de Secretaria de Meio Ambiente (exclusiva para esse fim); 5. Município estar apto a licenciar com aval do CONSEMA. |
Meta 2019 |
79,0% |
Indicador |
IE09.3 Municípios com Plano de Saneamento Básico |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de municípios do estado com o plano de saneamento básico elaborado e aprovado nos quatro eixos (resíduos sólidos, drenagem, água e esgoto). |
Forma de cálculo |
(números de planos municipais de saneamento básico / total de municípios do estado) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
75% |
Indicador |
IE09.4 Municípios com destinação adequada de resíduos sólidos |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de municípios do estado com o destinação adequada de resíduos sólidos. |
Forma de cálculo |
(número de municípios com destinação adequada / total de municípios do estado) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
95% |
Objetivo Estratégico 10: Intensificar o controle e a prevenção de atos de improbidade administrativa e crimes na administração pública, garantindo a transparência e a defesa do patrimônio público.
Indicador |
IE10.1 Municípios com Portal da Transparência em funcionamento |
Descrição do indicador |
Quantidade de municípios com portais de transparência com níveis satisfatórios em termos de cumprimento da Lei 12.576 de 12 de Novembro de 2011. |
Forma de cálculo |
(Total de municípios nas faixas A e B/Total de municípios do estado) x 100 |
Critérios para cálculo |
Nota da avaliação realizada pelo Projeto da Transparência do CADP |
Meta 2019 |
72% |
Indicador |
IE10.2 Mediações e formas diversas de resolução de conflito na defesa do patrimônio público em relação ao total de inquéritos e de procedimentos preparatórios instaurados |
Descrição do indicador |
Aponta, do total de inquéritos e procedimentos preparatórios instaurados, o percentual desses que se converteram em mediações e outras formas de resolução de conflito. |
Forma de cálculo |
(Número de inquéritos e procedimentos preparatórios convertidos em mediações e outras formas de resolução de conflitos nos últimos doze meses / Total de inquéritos e procedimentos preparatórios instaurados nos últimos doze meses) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Indicador |
IE10.3 Recuperação de valores ao erário por meio da atuação do MPES |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de recursos recuperados ao erário por meio da atuação do MPES no combate à improbidade administrativa. |
Forma de cálculo |
(Somatório dos recursos recuperados por sentença definitiva ao erário / Total de recursos requeridos ao erário pela intervenção do MP no combate à improbidade administrativa) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Objetivo Estratégico 11: Estimular a eficiência do sistema de defesa dos consumidores, assegurando o acesso à informação e a autonomia das pessoas para defesa dos seus direitos.
Indicador |
IE11.1 Municípios com PROCON's criados |
Descrição do indicador |
Mensura a quantidade de municípios com PROCON`s criados a partir da intervenção do MPES. |
Forma de cálculo |
(Somatório do número de Municípios com PROCON's criados / Total de Municípios) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
53% |
Indicador |
IE11.2 Municípios com Sistema Municipal de Defesa do Consumidor estruturado |
Descrição do indicador |
Avalia o número de municípios do estado com o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor estruturado. |
Forma de cálculo |
Média da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações |
Critérios para cálculo |
Procon em funcionamento no município; existência de Fundo de Defesa do Consumidor; existência de Conselho de Defesa do Consumidor e adesão ao SINDEC |
Meta 2019 |
44% |
Objetivo Estratégico 12: Atuar na defesa do regime democrático, promovendo ações contra a corrupção eleitoral e o uso abusivo da máquina administrativa.
Indicador |
Ações de lisura eleitoral |
Descrição do indicador |
Mensura o quantitativo de ações procedentes relacionadas à lisura eleitoral a partir da atuação do MPES. |
Forma de cálculo |
(Somatório de ações cíveis e criminais* procedentes** relacionadas à lisura eleitoral / Total de ações cíveis e criminais julgadas relacionadas à lisura eleitoral) x 100 |
Critérios para cálculo |
* Para cálculo
do indicador, consideram-se ações criminais a Ação Penal Eleitoral e ações
cíveis a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a representação por
conduta vedada, a Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC), a
Ação de Impugnação de Mandado Eletivo (AIME) e o Recurso Contra a Expedição
de Diploma (RCED) |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Objetivo Estratégico 13: Combater o crime organizado.
Indicador |
IE13.1 Valores denunciados |
Descrição do indicador |
Avalia o percentual dos valores que foram objetos de denúncia do GAECO em relação aos valores investigados. |
Forma de cálculo |
(Valores denunciados / valores investigados (PIC's)) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
50% |
Indicador |
IE13.2 Denúncias em relação a investigações |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de denúncias oferecidas com base nas investigações do GAECO em relação ao número total de Procedimentos Investigatórios Criminais instaurados. |
Forma de cálculo |
(Nº de denúncias oferecidas com base nas investigações do GAECO / Nº total de PICs instaurados) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
50% |
Objetivo Estratégico 14: Coibir crimes relacionados à violência doméstica contra a mulher.
Indicador |
IE14.1 Cobertura de municípios com atendimento especializado na rede socioassistencial de proteção à mulher |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de municípios do Estado com atendimento especializado na rede socioassistencial de proteção à mulher. |
Forma de cálculo |
Média da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações |
Critérios para cálculo |
Itens estratégicos observados: CREAS e/ou equipe de referência psicossocial com atendimento especializado na rede socioassistencial de proteção à mulher; atendimento “Especializado” em Delegacia; capacitação da rede (fomentadas pelo MPES); Conselho da Mulher em atividade; realização de campanhas (fomentadas pelo MPES) |
Meta 2019 |
50% |
Objetivo Estratégico 15: Aperfeiçoar o controle externo da atividade policial.
Indicador |
IE15.1 Inspeções para o controle externo da atividade policial realizadas |
Descrição do indicador |
Quantifica inspeções para o controle externo da atividade policial realizadas em relação ao total de delegacias do estado. |
Forma de cálculo |
(Número de inspeções para o controle externo da atividade policial realizadas / Total de delegacias do estado)*100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
100% |
Indicador |
IE15.2 Inquéritos concluídos legalmente e constitucionalmente (prazos legais e normas constitucionais) |
Descrição do indicador |
Avalia o desempenho da força policial, por meio da mensuração dos inquéritos concluídos dentro dos prazos legais e sem irregularidades em relação ao total de inquéritos instaurados no ano. |
Forma de cálculo |
(Número de inquéritos concluídos - Número de inquéritos concluídos fora do prazo legal - Número de inquéritos concluídos fora normas constitucionais) / Total de inquéritos instaurados no ano) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Objetivo Estratégico 16: Garantir o correto cumprimento das penas e das medidas de segurança.
Indicador |
IE16.1 Ocupação das unidades prisionais no estado |
Descrição do indicador |
Mensura a ocupação das unidades prisionais no estado do Espírito Santo, considerando presos provisórios e condenados. |
Forma de cálculo |
(Número de presos provisórios e condenados / Total de vagas nas unidades prisionais) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
123% |
Indicador |
IE16.2 Ocupação de vagas no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico - HCTP |
Descrição do indicador |
Avalia o percentual das internações para cumprimento de medidas de segurança no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico - HCTP. |
Forma de cálculo |
(Número de vagas ocupadas no HCTP / Total de vagas no HCTP) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
50% |
Indicador |
IE16.3 Índice de aperfeiçoamento do sistema prisional |
Descrição do indicador |
Mensura o aperfeiçoamento do sistema prisional, visando a sua adequação à garantia dos direitos humanos. |
Forma de cálculo |
Soma ponderada dos índices de infraestrutura física e humana, cidadania carcerária, não reincidência e número de presos definitivos por total de presos |
Critérios para cálculo |
1 - Infraestrutura física e humana; 2 - Cidadania carcerária; 3 - Não reincidência; 4 - Número de presos definitivos por total de presos |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Objetivo Estratégico 17: Fortalecer a comunicação com a sociedade.
Indicador |
IE17.1 Matéria de abrangência nacional |
Descrição do indicador |
Publicação anual de pelo menos uma matéria em veículo de abrangência nacional. |
Forma de cálculo |
Somatório de matérias com valorização superior a 10 milhões de reais |
Critérios para cálculo |
Valoração das matérias conforme informações cedidas pela CATIVA |
Meta 2019 |
1 |
Indicador |
IE17.2 Proporção de matérias positivas ou neutras em relação ao total de matérias |
Descrição do indicador |
Proporção de matérias positivas ou neutras em relação ao total de matérias. |
Forma de cálculo |
(Total de matérias positivas ou neutras/Total de matérias)*100 |
Critérios para cálculo |
Definição de matérias positivas e neutras realizado pela CATIVA. |
Meta 2019 |
>80% |
Objetivo Estratégico 18: Promover a atuação integrada com setores público, privado e sociedade civil.
Indicador |
IE18.1 Efetividade das alianças estabelecidas |
Descrição do indicador |
Indicador da efetividade das alianças consideradas estratégicas, correlacionando as ações pactuadas e as ações efetivamente realizadas, segundo o objeto e cláusulas dos instrumentos formais em que as alianças foram firmadas. |
Forma de cálculo |
(Somatório de ações cumpridas / Total de ações previstas nas alianças) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
80% |
Objetivo Estratégico 19: Potencializar a resolutividade extrajudicial por meio da atividade de autocomposição de conflitos.
Indicador |
IE19.1 Membros e servidores sensibilizados em mediação e negociação |
Descrição do indicador |
Mensura a quantidade de membros e servidores sensibilizados pelo MPES, com participação em curso ou evento com carga horária mínima de 3 horas na temática. |
Forma de cálculo |
(Número de membros e servidores sensibilizados / Total de membros e servidores) x 100 |
Critérios para cálculo |
Consideram-se
servidores para este cálculo: assessores jurídicos nas Promotorias de
Justiça, técnicos dos Centros de Apoio,
núcleos e grupos. |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Indicador |
IE19.2 Soluções consensuais obtidas em procedimentos extrajudiciais |
Descrição do indicador |
Avalia o percentual de atuações dos membros que obtiveram soluções consensuais em procedimentos extrajudiciais. |
Forma de cálculo |
(Somatório de soluções consensuais em procedimentos extrajudiciais / Total de tentativas de resolução consensual em procedimentos extrajudiciais) x 100 |
Critérios para cálculo |
Serão englobadas no cálculo apenas as tentativas de resolução consensual realizadas pelos membros sensibilizados em mediação e negociação e que possuam atuação extrajudicial. |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Objetivo Estratégico 20: Garantir rotinas de trabalho eficientes, com governança e estrutura organizacional adequadas.
Indicador |
IE20.1 Processos padronizados e normatizados |
Descrição do indicador |
Mensura a quantidade de processos padronizados e normatizados na instituição. |
Forma de cálculo |
(Número de processos padronizados e normatizados / Total de processos passíveis de padronização e normatização) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
85% |
Objetivo Estratégico 21: Prover assessoria técnica especializada à atuação ministerial.
Indicador |
IE.21.1 Requisições de laudo e de perícia atendidas |
Descrição do indicador |
Mensura o percentual de requisições de laudos técnicos atendidos no tempo adequado em relação ao total requisitado. |
Forma de cálculo |
(Somatório do número de requisições de laudos técnicos atendidos no tempo adequado / Total de requisições solicitadas) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
100% |
Objetivo Estratégico 22: Assegurar quadro funcional preparado de acordo com as competências necessárias à atividade institucional.
Indicador |
IE22.1 Taxa de horas de capacitação por membro/servidor |
Descrição do indicador |
Mensura as horas médias de capacitação realizadas por membros e servidores. |
Forma de cálculo |
Somatório das horas de capacitação / total de membros e servidores |
Critérios para cálculo |
Separar capacitação em interna e externa para planejamento do CEAF, de toda forma, o indicador considera a união das duas. |
Meta 2019 |
>25,00 |
Indicador |
IE22.2 Taxa de horas de especialização por membro/servidor - CEAF |
Descrição do indicador |
Mensura as horas médias de especialização realizadas por membros e servidores. |
Forma de cálculo |
Somatório das horas de especialização /total de membros e servidores |
Critérios para cálculo |
Apenas especializações com registro no dossiê funcional |
Meta 2019 |
>500 |
Objetivo Estratégico 23: Promover um bom ambiente de trabalho e orientado a resultados.
Indicador |
IE23.1 Clima Organizacional |
Descrição do indicador |
Mede o nível de satisfação de membros, servidores e demais colaboradores do MPES em relação aos quesitos organizacionais. |
Forma de cálculo |
Resultado geral da pesquisa de clima |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Objetivo Estratégico 24: Disponibilizar informações consistentes e no tempo adequado para tomada de decisão.
Indicador |
IE24.1 Cumprimento dos Acordos de Nível de Serviço - ANSs para atendimento de demandas por desenvolvimento de consultas e relatórios dos sistemas em produção |
Descrição do indicador |
Mensura as demandas associadas a desenvolvimento de consultas e relatórios dos sistemas em produção que foram atendidas dentro dos prazos e das especificações acordadas com os solicitantes. |
Forma de cálculo |
(Número de demandas por desenvolvimento de consultas e relatórios de sistemas em produção atendidas em conformidade com os ANSs / Total de demandas) x 100 |
Critérios para cálculo |
Considera demanda aprovada pela Administração Superior e que seja tecnicamente viável. |
Meta 2019 |
98% |
Objetivo Estratégico 25: Assegurar infraestrutura física e tecnológica adequada à atuação do MPES.
Indicador |
IE25.1 Nível de satisfação dos usuários com os serviços de TI |
Descrição do indicador |
Pesquisa o nível de satisfação dos usuários do MPES quanto ao Service Desk, localizado na Coordenação de Informática. |
Forma de cálculo |
(Somatório do número de respostas "Ótimo" e "Bom" / Total de respondentes da avaliação) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
95% |
Indicador |
IE25.2 Adequação da infraestrutura física das Promotorias de Justiça e unidades administrativas |
Descrição do indicador |
Avalia a adequação da infraestrutura física dos órgãos de execução e das unidades administrativas a partir das regras de acessibilidade definidas pelo CNMP e das estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. |
Forma de cálculo |
(Somatório das Promotorias de Justiça e unidades administrativas adequadas / Total de Promotorias de Justiça e unidades administrativas) x 100 |
Critérios para cálculo |
Regras de acessibilidade definidas pelo CNMP e as estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros |
Meta 2019 |
a ser definida após a 1ª medição |
Indicador |
IE25.3 Nível de satisfação dos usuários com os serviços de manutenção |
Descrição do indicador |
Pesquisa o nível de satisfação dos usuários do MPES quanto ao serviço de manutenção, localizado na Coordenação de Engenharia. |
Forma de cálculo |
(Somatório do número de respostas "Ótimo" e "Bom" / Total de respondentes da avaliação) x 100 |
Critérios para cálculo |
Margem de erro em torno de 10% |
Meta 2019 |
95% |
Objetivo Estratégico 26: Gerir os recursos orçamentários alinhados às prioridades estratégicas.
Indicador |
IE26.1 Execução da despesa orçamentária |
Descrição do indicador |
Mensura a capacidade de administração na utilização dos recursos orçamentários. |
Forma de cálculo |
(Despesa empenhada no período + despesa do aporte financeiro do IPAJM / Orçamento aprovado para o período) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
98% |
Objetivo Estratégico 27: Ampliar a captação de recursos de fontes alternativas.
Indicador |
IE27.1 Recursos de fontes alternativas |
Descrição do indicador |
Mensura o volume de recursos captados de fontes alternativas. |
Forma de cálculo |
(Somatório dos recursos captados de fontes alternativas no período / Orçamento para investimento e custeio no período) x 100 |
Critérios para cálculo |
N/A |
Meta 2019 |
10% |
” (NR)
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Vitória, 13 de março de 2018.
JOSEMAR MOREIRA
PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, em exercício
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial de 15/03/2018