PORTARIA Nº 2687, DE 13 DE MARÇO DE 2018
(Revogada
pela Portaria nº 69, de 24 de janeiro de 2020)
Texto compilado
Altera o art. 1º e acrescenta Anexo à Portaria nº 257, de 14 de
janeiro de 2016, que institui o Planejamento Estratégico do Ministério
Público do Estado do Espírito Santo 2015-2025.
O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, em exercício, no
uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 10 da Lei Complementar
Estadual nº 95, de 28 de janeiro de 1997, e
CONSIDERANDO a importância do processo de revisão extraordinária
dos indicadores e das metas do Planejamento Estratégico do Ministério Público
do Estado do Espírito Santo - PE-MPES 2015-2025, realizado conforme autorização
expressa da Administração Superior nos autos do procedimento GAMPES nº
2017.0011.0592-04;
CONSIDERANDO a aprovação das propostas de indicadores e de metas
pelo Comitê de Gestão da Estratégia Finalística e pelo Comitê de Gestão da
Estratégia Administrativa,
RESOLVE:
Art. 1º O
art. 1º da Portaria nº 257, de 14 de janeiro de 2016,
passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1º (...)
§ 1º O inteiro teor do documento pode ser acessado no sítio
eletrônico da instituição, por meio do link http://www.mpes.mp.br/planejamento/index.html.
§ 2º Os indicadores e as metas do Planejamento Estratégico do
Ministério Público do Estado do Espírito Santo - PE-MPES vigentes são os
constantes do Anexo.” (NR)
Art. 2º Acrescentar
Anexo à Portaria nº 257, de 14 de janeiro de 2016, que
passa a vigorar nos seguintes termos:
“Anexo
Objetivos Estratégicos, Indicadores e Metas do Planejamento
Estratégico do Ministério Público do Estado do Espírito Santo 2015-2025
Objetivo Estratégico 1: Ser uma instituição
reconhecida por zelar pela ordem jurídica e democrática e por defender os
direitos indisponíveis da sociedade.
Indicador
|
IE01.1
Reconhecimento da sociedade
|
Descrição
do indicador
|
Mede o resultado
obtido pela pesquisa de imagem do MPES com foco na percepção da população (público-alvo).
|
Forma
de cálculo
|
Índice geral da
pesquisa de imagem do MPES
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Indicador
|
IE01.2 Índice de
alcance das metas institucionais
|
Descrição
do indicador
|
Mede o cumprimento
das metas estabelecidas para os indicadores estratégicos e para os
indicadores táticos, considerando, apenas, os disponíveis para medição.
|
Forma
de cálculo
|
(Critério 1 +
Critério 2) / 2
|
Critérios
para cálculo
|
Critério 1: (Nº
de IE com metas cumpridas no ano / Total de IE disponíveis para medição) x
100
Critério 2: (Nº de IT com metas cumpridas no ano / Total de IT disponíveis
para medição) x 100
IE - Indicadores Estratégicos
IT - Indicadores Táticos
|
Meta
2019
|
80%
|
Indicador
|
IE01.3 Índice de
execução do PGA
|
Descrição
do indicador
|
Mede o
percentual de execução do portfólio de ações previsto no Plano Geral de Ação
Finalístico e no Plano Geral de Ação Administrativo.
|
Forma
de cálculo
|
Média do % de
execução das ações do PGA Finalístico e do PGA Administrativo
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 2: Assegurar a proteção integral da criança e do adolescente,
priorizando a prestação adequada do atendimento protetivo e socioeducativo.
Indicador
|
IE02.1 Índice de
adequação dos Serviços de Acolhimento Familiar
|
Descrição
do indicador
|
Índice de
adequação dos Serviços de Acolhimento Familiar, nos conformes dos Artigos 92,
94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
|
Forma
de cálculo
|
Média da soma
ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios
para cálculo
|
Artigos 92, 94 e
101 do Estatuto da Criança e do Adolescente
|
Meta
2019
|
70%
|
Indicador
|
IE02.2 Índice de
adequação dos Serviços de Acolhimento Institucional
|
Descrição
do indicador
|
Índice de
adequação dos Serviços de Acolhimento Institucional, nos conformes dos
Artigos 92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
|
Forma
de cálculo
|
Média da soma
ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios
para cálculo
|
Artigos 92, 94 e
101 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
|
Meta
2019
|
73%
|
Indicador
|
IE02.3 Índice de
adequação dos Serviços Socioeducativos
|
Descrição
do indicador
|
Índice de
adequação dos Serviços Socioeducativos (Unidades de Internação, Semiliberdade
e Atendimento Inicial) nos conformes dos Artigos 92, 94 e 101 do
Estatuto da Criança e do Adolescente.
|
Forma
de cálculo
|
Média da soma
ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios
para cálculo
|
Artigos 92, 94 e
101 do Estatuto da Criança e do Adolescente
|
Meta
2019
|
58%
|
Objetivo
Estratégico 3: Garantir o acesso da população a serviços eficientes de atenção
básica à saúde.
Indicador
|
IE03.1 Equipes
de atenção básica com avaliação positiva no Programa Nacional de Melhoria do
Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de equipes de atenção básica no estado com avaliação positiva no
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica -
PMAQ.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de
equipes de atenção básica com avaliação positiva no PMAQ/ Total de unidades
de saúde que aderiram ao PMAQ) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
100%
|
Indicador
|
IE03.2
Municípios com Estratégia Saúde da Família
|
Descrição
do indicador
|
Avalia a
implementação da Estratégia Saúde da Família nos municípios capixabas por
meio de equipes de saúde.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de Municípios
com cobertura mínima de 70% na Estratégia Saúde da Família / Total de
Municípios) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
100%
|
Objetivo
Estratégico 4: Garantir o direito à educação de qualidade
e a correta aplicação das verbas públicas, fortalecendo o controle social.
Indicador
|
IE04.1 Taxa
de matrícula da pré-escola
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de matrículas da pré-escola na rede pública de ensino do estado do
Espírito Santo de acordo com a faixa etária da população no período adequado.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de
matrículas da pré-escola na faixa etária / Número de população na faixa
etária no período) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
98%
|
Indicador
|
IE04.2
Municípios com unificação de listas de espera em creche
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de municípios que implementaram a lista unificada de espera por
vaga em creche.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de
municípios que implementaram lista unificada de espera por vaga em creche /
Total de municípios) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
58%
|
Objetivo
Estratégico 5: Fortalecer a rede de proteção social,
observando os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Indicador
|
IE05.1 Municípios
com a rede socioassistencial adequada
|
Descrição
do indicador
|
Avalia os
equipamentos da rede socioassistencial - CRAS, de acordo com o
atendimento aos quesitos priorizados pelo MPES dentro do
rol estabalecido nas orientações técnicas do Ministério do
Desenvolvimento Social, publicadas em 2011.
|
Forma
de cálculo
|
Média da soma
ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios
para cálculo
|
Se atende as
orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social, publicadas em
2011, nos quesitos: 1. Quantitativo de Assistentes Sociais; 2. Quantitativo
de Psicólogos; 3. Quantitativo de Técnicos de nível médio/superior; 4.
Coordenador Exclusivo; 5. Possuir sala para a equipe de trabalho; 6. Possuir
banheiros; 7. Possuir recepção; 8. Possuir cozinha; 9. Possuir almoxarifado;
10. Acesso principal, rotas aos espaços do CRAS e banheiros adaptados
conforme as normas da ABNT; 11. Possuir telefone próprio; 12. Possuir ao
menos 1 (uma) impressora; 13. Possuir veículo próprio para atendimentos do
CRAS; 14. Possuir ao menos 3 (três) computadores; 15. Possuir acesso à
internet; 16. Quantitativo de CRAS no município de acordo com a quantidade de
famílias cadastradas no CadÚnico.
|
Meta
2019
|
90%
|
Indicador
|
IE05.2 Índice de
adequação dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social -
CREAS
|
Descrição
do indicador
|
Avalia os
equipamentos da rede socioassistencial - CREAS, de acordo com o
atendimento aos quesitos priorizados pelo MPES dentro do rol estabalecido nas
orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social, publicadas em
2011.
|
Forma
de cálculo
|
Média da soma
ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios
para cálculo
|
Se atende as
orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social, publicadas em
2011, nos quesitos: 1. Quantitativo de Assistentes Sociais; 2. Quantitativo
de Psicólogos; 3. Quantitativo de Técnicos de nível médio/superior; 4.
Coordenador Exclusivo; 5. Possuir sala para a equipe de trabalho; 6. Possuir
banheiros; 7. Possuir recepção; 8. Possuir cozinha; 9. Possuir almoxarifado;
10. Acesso principal, rotas aos espaços do CRAS e banheiros adaptados
conforme as normas da ABNT; 11. Possuir telefone próprio; 12. Possuir ao menos
1 (uma) impressora; 13. Possuir veículo próprio para atendimentos do CRAS;
14. Possuir ao menos 3 (três) computadores; 15. Possuir acesso à internet;
16. Quantitativo de CRAS no município de acordo com a quantidade de famílias
cadastradas no CadÚnico.
|
Meta
2019
|
53%
|
Indicador
|
IE05.3 Pessoas
em situação de vulnerabilidade
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
quantitativo de famílias em situação de vulnerabilidade, conforme critérios
priorizados pelo MPES dentro do rol constante dos Relatórios de Informações
Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social.
|
Forma
de cálculo
|
Somatório do
total de famílias em situação de vulnerabilidade por município/Total de
famílias em situação de vulnerabilidade em 2016
|
Critérios
para cálculo
|
São consideradas
famílias em situação de vulnerabilidade aquelas que se encontram: 1. Sem
iluminação pública (com ou sem relógio medidor); 2. Dependentes de iluminação
a óleo, querosene, gás ou vela; 3. Com escoamento sanitário para vala a céu
aberto, rio, córrego ou mar; 4. Sem acesso à rede de esgoto ou fossa; 5. Sem
coleta de lixo, direta ou indireta; 6. A destinação final do lixo é ser
queimado, enterrado, jogado em terreno baldio, rio ou mar; 7. Com casos de
trabalho infantil; 8. Com indivíduos menores de 29 anos analfabetos.
|
Meta
2019
|
-16%
|
Objetivo
Estratégico 6: Fortalecer a rede de proteção ao idoso e à
pessoa com deficiência.
Indicador
|
IE06.1 Índice de
adequação dos Serviços de Acolhimento Institucional para Idosos
|
Descrição
do indicador
|
Avalia os
Serviços de Acolhimento Institucional para Idosos.
|
Forma
de cálculo
|
Média da soma
ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios
para cálculo
|
1. A entidade
recebe recursos do poder público visando à manutenção do Serviço de
Acolhimento; 2. Se a ILPI possui registro no Conselho de Assistência Social,
Conselho de Direitos da Criança e Adolescente e no Conselho dos Direitos do
Idoso; 3. Quantas pessoas estão acolhidas na unidade neste momento (vagas
ocupadas) / Capacidade máxima para o atendimento (número de vagas) desta
unidade; 4. Possui Projeto Político Pedagógico; 5. Realiza Plano Individual
de Atendimento (PIA) de cada pessoa acolhida; 6. Possui Prontuário de
atendimento; 7. O local onde funciona a Unidade é servido por transporte
público (ônibus/trem/metrô/barcas) 8. Atende aos critérios de Acessibilidade
nas rotas de entradas, banheiros e espaços.
|
Meta
2019
|
79%
|
Indicador
|
IE06.2. Índice
de adequação dos Serviços de Acolhimento para a pessoa com deficiência -
residência inclusiva
|
Descrição
do indicador
|
Avalia os
Serviços de Acolhimento para pessoa com deficiência.
|
Forma
de cálculo
|
Média da soma
ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios
para cálculo
|
1. A entidade
recebe recursos do poder público visando à manutenção da residência
inclusiva; 2. Se a residência inclusiva possui registro no Conselho de
Assistência Social e no Conselho de Direitos da Criança e Adolescente; 3.
Quantas pessoas estão acolhidas na unidade neste momento (vagas ocupadas) /
Capacidade máxima para o atendimento (número de vagas) desta unidade; 4.
Possui Projeto Político Pedagógico; 5. Realiza Plano Individual de
Atendimento (PIA) de cada pessoa acolhida; 6. Possui Prontuário de
atendimento 7. O local onde funciona a Unidade é servido por transporte
público (ônibus/trem/metrô/barcas) 8. Atende aos critérios de Acessibilidade
nas rotas de entradas, banheiros e espaços.
|
Meta
2019
|
72%
|
Indicador
|
IE06.3.
Municípios com serviço de proteção ao idoso e à pessoa com deficiência.
|
Descrição
do indicador
|
Avalia
os serviços de atendimento ao idoso e à pessoa com deficiência realizados
pelos CRAS e CREAS e a existência de conselho do idoso e da pessoa com
deficiência no município.
|
Forma
de cálculo
|
Média da soma
ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios
para cálculo
|
1. Existência de
Conselho do Idoso e Conselho da Pessoa com Deficiência; 2. CRAS com Serviço
de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de forma Direta ou pela Rede
Referenciada; 3. CRAS e/ou CREAS realizando atendimento para idosos e pessoas
com deficiência vítimas de violência física, violência psicológica, abuso/violência
sexual, exploração sexual, negligência ou abandono, situação de rua,
discriminação em decorrência da orientação sexual, discriminação em
decorrência da raça/etnia; 4. CRAS e/ou CREAS realizando atendimento a
pessoas com deficiência vítimas de violência/violação de direitos ou
família\indivíduos com pessoas em serviços de acolhimento.
|
Meta
2019
|
75%
|
Objetivo
Estratégico 7: Fortalecer a resolução de conflitos na
área da família.
Indicador
|
IE07.1.
Intervenções extrajudiciais exitosas na área de família
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de intervenções extrajudiciais exitosas do MPES para assegurar
políticas sociais de família.
|
Meta
2019
|
Meta a ser
definida após a primeira mensuração do indicador
|
Objetivo
Estratégico 8: Intensificar a fiscalização do terceiro
setor fortalecendo a sua atuação.
Indicador
|
IE08.1.
Fundações alvo de ações de controle finalístico
|
Descrição
do indicador
|
Computa as
fundações cujo controle é obrigatório pelo MP, no tocante ao cumprimento de
suas finalidades estatutárias de interesse social e prestação de contas.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório de
fundações que foram alvo de ações de controle finalístico realizadas pelo MP/
Total de fundações identificadas) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
100%
|
Indicador
|
IE08.2.
Entidades alvo de ações de controle finalístico
|
Descrição
do indicador
|
Computa as
entidades do terceiro setor que recebem recursos públicos, fiscalizadas pelo
MP, no tocante ao cumprimento de suas finalidades estatutárias de interesse
social.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório de
entidades do terceiro setor que receberam recurso público e foram alvo de
ações de controle finalístico realizadas pelo MP/ Total de entidades
identificadas que receberam recurso público) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
70%
|
Objetivo Estratégico 9: Fomentar
a concretização de políticas públicas ligadas a resíduos sólidos, saneamento
básico e recursos hídricos e o processo de regularização fundiária.
Indicador
|
IE09.1 Plano de
recursos hídricos implementados
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de planos de recursos hídricos implementados no Estado do ES por
bacia hidrográfica.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de
bacias hidrográficas com planos de recursos hídricos implementados no período
/ Total de bacias hidrográficas com planos de recursos hídricos no Estado do
ES no período) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
46%
|
Indicador
|
IE09.2
Municípios com Sistema Municipal do Meio Ambiente
|
Descrição
do indicador
|
Avalia a
quantidade de municípios do Estado do ES com o Sistema Municipal do Meio
Ambiente estruturado, considerando os aspectos: Fundo, Conselho e leis
ambientais municipais.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório do
número de municípios com o Sistema Municipal de Meio Ambiente estruturado /
Total de Municípios do Estado) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
1. Existência
das leis urbanísticas: Plano Diretor Municipal, Parcelamento do Solo Urbano,
Código de Meio Ambiente; 2. Conselho Municipal de Meio Ambiente em
funcionamento 3. Existência de Fundo Municipal de Meio Ambiente 4. Existência
de Secretaria de Meio Ambiente (exclusiva para esse fim); 5. Município estar
apto a licenciar com aval do CONSEMA.
|
Meta
2019
|
79,0%
|
Indicador
|
IE09.3
Municípios com Plano de Saneamento Básico
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de municípios do estado com o plano de saneamento básico elaborado
e aprovado nos quatro eixos (resíduos sólidos, drenagem, água e esgoto).
|
Forma
de cálculo
|
(números de
planos municipais de saneamento básico / total de municípios do estado) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
75%
|
Indicador
|
IE09.4
Municípios com destinação adequada de resíduos sólidos
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de municípios do estado com o destinação adequada de resíduos
sólidos.
|
Forma
de cálculo
|
(número de
municípios com destinação adequada / total de municípios do estado) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
95%
|
Objetivo Estratégico 10: Intensificar
o controle e a prevenção de atos de improbidade administrativa e crimes na
administração pública, garantindo a transparência e a defesa do patrimônio
público.
Indicador
|
IE10.1
Municípios com Portal da Transparência em funcionamento
|
Descrição
do indicador
|
Quantidade de
municípios com portais de transparência com níveis satisfatórios em termos de
cumprimento da Lei 12.576 de 12 de Novembro de 2011.
|
Forma
de cálculo
|
(Total de
municípios nas faixas A e B/Total de municípios do estado) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
Nota da
avaliação realizada pelo Projeto da Transparência do CADP
|
Meta
2019
|
72%
|
Indicador
|
IE10.2 Mediações
e formas diversas de resolução de conflito na defesa do patrimônio público em
relação ao total de inquéritos e de procedimentos preparatórios instaurados
|
Descrição
do indicador
|
Aponta, do total
de inquéritos e procedimentos preparatórios instaurados, o percentual desses
que se converteram em mediações e outras formas de resolução de conflito.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de
inquéritos e procedimentos preparatórios convertidos em mediações e outras
formas de resolução de conflitos nos últimos doze meses / Total de inquéritos
e procedimentos preparatórios instaurados nos últimos doze meses) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Indicador
|
IE10.3
Recuperação de valores ao erário por meio da atuação do MPES
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de recursos recuperados ao erário por meio da atuação do MPES no
combate à improbidade administrativa.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório dos
recursos recuperados por sentença definitiva ao erário / Total de recursos
requeridos ao erário pela intervenção do MP no combate à improbidade administrativa)
x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Objetivo Estratégico 11: Estimular
a eficiência do sistema de defesa dos consumidores, assegurando o acesso à
informação e a autonomia das pessoas para defesa dos seus direitos.
Indicador
|
IE11.1
Municípios com PROCON's criados
|
Descrição
do indicador
|
Mensura a
quantidade de municípios com PROCON`s criados a partir da
intervenção do MPES.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório do
número de Municípios com PROCON's criados / Total de Municípios) x
100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
53%
|
Indicador
|
IE11.2
Municípios com Sistema Municipal de Defesa do Consumidor estruturado
|
Descrição
do indicador
|
Avalia o número
de municípios do estado com o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor
estruturado.
|
Forma
de cálculo
|
Média da soma
ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios
para cálculo
|
Procon em
funcionamento no município; existência de Fundo de Defesa do Consumidor;
existência de Conselho de Defesa do Consumidor e adesão ao SINDEC
|
Meta
2019
|
44%
|
Objetivo
Estratégico 12: Atuar na defesa do regime
democrático, promovendo ações contra a corrupção eleitoral e o uso abusivo da
máquina administrativa.
Indicador
|
Ações de lisura
eleitoral
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
quantitativo de ações procedentes relacionadas à lisura eleitoral a partir da
atuação do MPES.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório de
ações cíveis e criminais* procedentes** relacionadas à lisura eleitoral /
Total de ações cíveis e criminais julgadas relacionadas à lisura eleitoral) x
100
|
Critérios
para cálculo
|
* Para cálculo
do indicador, consideram-se ações criminais a Ação Penal Eleitoral e ações
cíveis a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a representação por
conduta vedada, a Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC), a
Ação de Impugnação de Mandado Eletivo (AIME) e o Recurso Contra a Expedição
de Diploma (RCED)
** As ações serão consideradas procedentes quando julgadas na 2ª Instância
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 13: Combater o crime organizado.
Indicador
|
IE13.1 Valores
denunciados
|
Descrição
do indicador
|
Avalia o
percentual dos valores que foram objetos de denúncia do GAECO em relação aos
valores investigados.
|
Forma
de cálculo
|
(Valores
denunciados / valores investigados (PIC's)) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
50%
|
Indicador
|
IE13.2 Denúncias
em relação a investigações
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de denúncias oferecidas com base nas investigações do GAECO em
relação ao número total de Procedimentos Investigatórios Criminais
instaurados.
|
Forma
de cálculo
|
(Nº de denúncias
oferecidas com base nas investigações do GAECO / Nº total
de PICs instaurados) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
50%
|
Objetivo
Estratégico 14: Coibir crimes relacionados à violência doméstica contra a mulher.
Indicador
|
IE14.1 Cobertura
de municípios com atendimento especializado na
rede socioassistencial de proteção à mulher
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de municípios do Estado com atendimento especializado na
rede socioassistencial de proteção à mulher.
|
Forma
de cálculo
|
Média da soma
ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios
para cálculo
|
Itens
estratégicos observados: CREAS e/ou equipe de referência psicossocial com
atendimento especializado na rede socioassistencial de proteção à
mulher; atendimento “Especializado” em Delegacia; capacitação da rede
(fomentadas pelo MPES); Conselho da Mulher em atividade; realização de
campanhas (fomentadas pelo MPES)
|
Meta
2019
|
50%
|
Objetivo
Estratégico 15: Aperfeiçoar o controle externo da atividade policial.
Indicador
|
IE15.1 Inspeções
para o controle externo da atividade policial realizadas
|
Descrição
do indicador
|
Quantifica
inspeções para o controle externo da atividade policial realizadas em relação
ao total de delegacias do estado.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de
inspeções para o controle externo da atividade policial realizadas / Total de
delegacias do estado)*100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
100%
|
Indicador
|
IE15.2
Inquéritos concluídos legalmente e constitucionalmente (prazos legais e normas
constitucionais)
|
Descrição
do indicador
|
Avalia o
desempenho da força policial, por meio da mensuração dos
inquéritos concluídos dentro dos prazos legais e sem irregularidades em
relação ao total de inquéritos instaurados no ano.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de
inquéritos concluídos - Número de inquéritos concluídos fora do prazo legal -
Número de inquéritos concluídos fora normas constitucionais) / Total de
inquéritos instaurados no ano) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 16: Garantir o correto cumprimento das penas e das medidas de
segurança.
Indicador
|
IE16.1 Ocupação
das unidades prisionais no estado
|
Descrição
do indicador
|
Mensura a
ocupação das unidades prisionais no estado do Espírito Santo, considerando
presos provisórios e condenados.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de
presos provisórios e condenados / Total de vagas nas unidades prisionais) x
100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
123%
|
Indicador
|
IE16.2 Ocupação
de vagas no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico - HCTP
|
Descrição
do indicador
|
Avalia o
percentual das internações para cumprimento de medidas de segurança no
Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico - HCTP.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de vagas
ocupadas no HCTP / Total de vagas no HCTP) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
50%
|
Indicador
|
IE16.3 Índice de
aperfeiçoamento do sistema prisional
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
aperfeiçoamento do sistema prisional, visando a sua adequação à garantia dos
direitos humanos.
|
Forma
de cálculo
|
Soma ponderada
dos índices de infraestrutura física e humana, cidadania carcerária, não
reincidência e número de presos definitivos por total de presos
|
Critérios
para cálculo
|
1 -
Infraestrutura física e humana; 2 - Cidadania carcerária; 3 - Não reincidência;
4 - Número de presos definitivos por total de presos
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 17: Fortalecer a comunicação com a sociedade.
Indicador
|
IE17.1 Matéria
de abrangência nacional
|
Descrição
do indicador
|
Publicação anual
de pelo menos uma matéria em veículo de abrangência nacional.
|
Forma
de cálculo
|
Somatório de
matérias com valorização superior a 10 milhões de reais
|
Critérios
para cálculo
|
Valoração das
matérias conforme informações cedidas pela CATIVA
|
Meta
2019
|
1
|
Indicador
|
IE17.2 Proporção
de matérias positivas ou neutras em relação ao total de matérias
|
Descrição
do indicador
|
Proporção de
matérias positivas ou neutras em relação ao total de matérias.
|
Forma
de cálculo
|
(Total de
matérias positivas ou neutras/Total de matérias)*100
|
Critérios
para cálculo
|
Definição de
matérias positivas e neutras realizado pela CATIVA.
|
Meta
2019
|
>80%
|
Objetivo
Estratégico 18: Promover a atuação integrada com setores público, privado e sociedade
civil.
Indicador
|
IE18.1
Efetividade das alianças estabelecidas
|
Descrição
do indicador
|
Indicador da
efetividade das alianças consideradas estratégicas, correlacionando as ações
pactuadas e as ações efetivamente realizadas, segundo o objeto e cláusulas
dos instrumentos formais em que as alianças foram firmadas.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório de
ações cumpridas / Total de ações previstas nas alianças) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
80%
|
Objetivo
Estratégico 19: Potencializar a resolutividade extrajudicial por meio da
atividade de autocomposição de conflitos.
Indicador
|
IE19.1 Membros e
servidores sensibilizados em mediação e negociação
|
Descrição
do indicador
|
Mensura a
quantidade de membros e servidores sensibilizados pelo MPES, com participação
em curso ou evento com carga horária mínima de 3 horas na
temática.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de
membros e servidores sensibilizados / Total de membros e servidores) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
Consideram-se
servidores para este cálculo: assessores jurídicos nas Promotorias de
Justiça, técnicos dos Centros de Apoio,
núcleos e grupos.
Sensibilizados: participação em curso ou em evento com carga horária mínima
de 3 horas na temática
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Indicador
|
IE19.2 Soluções
consensuais obtidas em procedimentos extrajudiciais
|
Descrição
do indicador
|
Avalia o
percentual de atuações dos membros que obtiveram soluções consensuais em
procedimentos extrajudiciais.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório de
soluções consensuais em procedimentos extrajudiciais / Total de tentativas de
resolução consensual em procedimentos extrajudiciais) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
Serão englobadas
no cálculo apenas as tentativas de resolução consensual realizadas pelos
membros sensibilizados em mediação e negociação e que possuam atuação
extrajudicial.
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 20: Garantir rotinas de trabalho eficientes, com governança e
estrutura organizacional adequadas.
Indicador
|
IE20.1 Processos
padronizados e normatizados
|
Descrição
do indicador
|
Mensura a
quantidade de processos padronizados e normatizados na instituição.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de
processos padronizados e normatizados / Total de processos passíveis de
padronização e normatização) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
85%
|
Objetivo
Estratégico 21: Prover assessoria técnica especializada à atuação ministerial.
Indicador
|
IE.21.1
Requisições de laudo e de perícia atendidas
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o
percentual de requisições de laudos técnicos atendidos no tempo adequado em
relação ao total requisitado.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório do
número de requisições de laudos técnicos atendidos no tempo adequado / Total
de requisições solicitadas) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
100%
|
Objetivo
Estratégico 22: Assegurar quadro funcional preparado de acordo com as
competências necessárias à atividade institucional.
Indicador
|
IE22.1 Taxa de
horas de capacitação por membro/servidor
|
Descrição
do indicador
|
Mensura as horas
médias de capacitação realizadas por membros e servidores.
|
Forma
de cálculo
|
Somatório das
horas de capacitação / total de membros e servidores
|
Critérios
para cálculo
|
Separar
capacitação em interna e externa para planejamento do CEAF, de toda forma, o
indicador considera a união das duas.
|
Meta
2019
|
>25,00
|
Indicador
|
IE22.2 Taxa de
horas de especialização por membro/servidor - CEAF
|
Descrição
do indicador
|
Mensura as horas
médias de especialização realizadas por membros e servidores.
|
Forma
de cálculo
|
Somatório das
horas de especialização /total de membros e servidores
|
Critérios
para cálculo
|
Apenas especializações
com registro no dossiê funcional
|
Meta
2019
|
>500
|
Objetivo
Estratégico 23: Promover um bom ambiente de trabalho e orientado a resultados.
Indicador
|
IE23.1 Clima
Organizacional
|
Descrição
do indicador
|
Mede o nível de
satisfação de membros, servidores e demais colaboradores do MPES em relação
aos quesitos organizacionais.
|
Forma
de cálculo
|
Resultado geral
da pesquisa de clima
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 24: Disponibilizar informações consistentes e no tempo adequado para
tomada de decisão.
Indicador
|
IE24.1
Cumprimento dos Acordos de Nível de Serviço - ANSs para atendimento
de demandas por desenvolvimento de consultas e relatórios dos sistemas em
produção
|
Descrição
do indicador
|
Mensura as
demandas associadas a desenvolvimento de consultas e relatórios dos sistemas
em produção que foram atendidas dentro dos prazos e das especificações
acordadas com os solicitantes.
|
Forma
de cálculo
|
(Número de demandas
por desenvolvimento de consultas e relatórios de sistemas em produção
atendidas em conformidade com os ANSs / Total de demandas) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
Considera
demanda aprovada pela Administração Superior e que seja tecnicamente viável.
|
Meta
2019
|
98%
|
Objetivo
Estratégico 25: Assegurar infraestrutura física e tecnológica adequada à atuação
do MPES.
Indicador
|
IE25.1 Nível de
satisfação dos usuários com os serviços de TI
|
Descrição
do indicador
|
Pesquisa o nível
de satisfação dos usuários do MPES quanto ao Service Desk, localizado na
Coordenação de Informática.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório do
número de respostas "Ótimo" e "Bom" / Total de
respondentes da avaliação) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
95%
|
Indicador
|
IE25.2 Adequação
da infraestrutura física das Promotorias de Justiça e unidades
administrativas
|
Descrição
do indicador
|
Avalia a
adequação da infraestrutura física dos órgãos de execução e das unidades
administrativas a partir das regras de acessibilidade definidas pelo CNMP e
das estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório das
Promotorias de Justiça e unidades administrativas adequadas / Total de
Promotorias de Justiça e unidades administrativas) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
Regras de
acessibilidade definidas pelo CNMP e as estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros
|
Meta
2019
|
a ser definida
após a 1ª medição
|
Indicador
|
IE25.3 Nível de
satisfação dos usuários com os serviços de manutenção
|
Descrição
do indicador
|
Pesquisa o nível
de satisfação dos usuários do MPES quanto ao serviço de manutenção,
localizado na Coordenação de Engenharia.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório do
número de respostas "Ótimo" e "Bom" / Total de respondentes
da avaliação) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
Margem de erro
em torno de 10%
|
Meta
2019
|
95%
|
Objetivo
Estratégico 26: Gerir os recursos orçamentários alinhados às prioridades
estratégicas.
Indicador
|
IE26.1 Execução
da despesa orçamentária
|
Descrição
do indicador
|
Mensura a
capacidade de administração na utilização dos recursos orçamentários.
|
Forma
de cálculo
|
(Despesa
empenhada no período + despesa do aporte financeiro do IPAJM / Orçamento
aprovado para o período) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
98%
|
Objetivo
Estratégico 27: Ampliar a captação de recursos de fontes alternativas.
Indicador
|
IE27.1 Recursos
de fontes alternativas
|
Descrição
do indicador
|
Mensura o volume
de recursos captados de fontes alternativas.
|
Forma
de cálculo
|
(Somatório dos
recursos captados de fontes alternativas no período / Orçamento para
investimento e custeio no período) x 100
|
Critérios
para cálculo
|
N/A
|
Meta
2019
|
10%
|
” (NR)
Art.
3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Vitória, 13 de março de 2018.
JOSEMAR MOREIRA
PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, em exercício
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial de
15/03/2018