PORTARIA Nº 257, DE 14 DE JANEIRO DE 2016
(Alterada
pela Portaria nº 2687, de 13 de março de 2018)
(Revogada
pela Portaria nº 69, de 24 de janeiro de 2020)
Texto compilado
O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, no uso de suas
atribuições legais e conforme estabelece o inciso VII, do art. 10, da Lei
Complementar estadual nº 95/1997,
RESOLVE:
Art. 1º Instituir o Planejamento Estratégico
do Ministério Público do Estado do Espírito Santo 2015-2025
Parágrafo único. O inteiro teor do
documento pode ser acessado no sítio eletrônico da Instituição, por meio do
link http://www.mpes.mp.br/planejamento/index.html.
§ 1º O inteiro teor do documento
pode ser acessado no sítio eletrônico da instituição, por meio do link http://www.mpes.mp.br/planejamento/index.html. (Redação
dada pela Portaria nº 2687, de 13 de março de 2018)
§ 2º Os indicadores e as metas do
Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Espírito Santo -
PE-MPES vigentes são os constantes do Anexo. (Redação
dada pela Portaria nº 2687, de 13 de março de 2018)
Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data
de sua publicação.
Vitória, 14 de janeiro de 2016.
EDER PONTES DA SILVA
PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial de
15/01/2016
“Anexo (Dispositivo
incluído pela Portaria nº 2687, de 13 de março de 2018)
Objetivos
Estratégicos, Indicadores e Metas do Planejamento Estratégico do Ministério
Público do Estado do Espírito Santo 2015-2025
Objetivo
Estratégico 1: Ser uma instituição reconhecida por zelar pela ordem jurídica e
democrática e por defender os direitos indisponíveis da sociedade.
Indicador
|
IE01.1
Reconhecimento da sociedade
|
Descrição do indicador
|
Mede
o resultado obtido pela pesquisa de imagem do MPES com foco na percepção da
população (público-alvo).
|
Forma de cálculo
|
Índice
geral da pesquisa de imagem do MPES
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
a
ser definida após a 1ª medição
|
Indicador
|
IE01.2
Índice de alcance das metas institucionais
|
Descrição do indicador
|
Mede
o cumprimento das metas estabelecidas para os indicadores estratégicos e para
os indicadores táticos, considerando, apenas, os disponíveis para medição.
|
Forma de cálculo
|
(Critério
1 + Critério 2) / 2
|
Critérios para cálculo
|
Critério
1: (Nº de IE com metas cumpridas no ano / Total de IE disponíveis para
medição) x 100
Critério 2: (Nº de IT com metas cumpridas no ano / Total de IT disponíveis
para medição) x 100
IE - Indicadores Estratégicos
IT - Indicadores Táticos
|
Meta 2019
|
80%
|
Indicador
|
IE01.3
Índice de execução do PGA
|
Descrição do indicador
|
Mede
o percentual de execução do portfólio de ações previsto no Plano Geral de
Ação Finalístico e no Plano Geral de Ação Administrativo.
|
Forma de cálculo
|
Média
do % de execução das ações do PGA Finalístico e do PGA Administrativo
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
a
ser definida após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 2: Assegurar a proteção integral da criança e do adolescente,
priorizando a prestação adequada do atendimento protetivo e socioeducativo.
Indicador
|
IE02.1
Índice de adequação dos Serviços de Acolhimento Familiar
|
Descrição do indicador
|
Índice
de adequação dos Serviços de Acolhimento Familiar, nos conformes dos Artigos
92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
|
Forma de cálculo
|
Média
da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios para cálculo
|
Artigos
92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente
|
Meta 2019
|
70%
|
Indicador
|
IE02.2
Índice de adequação dos Serviços de Acolhimento Institucional
|
Descrição do indicador
|
Índice
de adequação dos Serviços de Acolhimento Institucional, nos conformes dos
Artigos 92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
|
Forma de cálculo
|
Média
da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios para cálculo
|
Artigos
92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
|
Meta 2019
|
73%
|
Indicador
|
IE02.3
Índice de adequação dos Serviços Socioeducativos
|
Descrição do indicador
|
Índice
de adequação dos Serviços Socioeducativos (Unidades de Internação,
Semiliberdade e Atendimento Inicial) nos conformes dos Artigos 92,
94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
|
Forma de cálculo
|
Média
da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios para cálculo
|
Artigos
92, 94 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente
|
Meta 2019
|
58%
|
Objetivo
Estratégico 3: Garantir o acesso da população a serviços eficientes de atenção
básica à saúde.
Indicador
|
IE03.1
Equipes de atenção básica com avaliação positiva no Programa Nacional de
Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de equipes de atenção básica no estado com avaliação positiva no
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica -
PMAQ.
|
Forma de cálculo
|
(Número
de equipes de atenção básica com avaliação positiva no PMAQ/ Total de
unidades de saúde que aderiram ao PMAQ) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
100%
|
Indicador
|
IE03.2
Municípios com Estratégia Saúde da Família
|
Descrição do indicador
|
Avalia
a implementação da Estratégia Saúde da Família nos municípios capixabas por
meio de equipes de saúde.
|
Forma de cálculo
|
(Número
de Municípios com cobertura mínima de 70% na Estratégia Saúde da Família /
Total de Municípios) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
100%
|
Objetivo
Estratégico 4: Garantir o direito à educação de qualidade e a correta
aplicação das verbas públicas, fortalecendo o controle social.
Indicador
|
IE04.1 Taxa
de matrícula da pré-escola
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de matrículas da pré-escola na rede pública de ensino do estado
do Espírito Santo de acordo com a faixa etária da população no período
adequado.
|
Forma de cálculo
|
(Número
de matrículas da pré-escola na faixa etária / Número de população na faixa
etária no período) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
98%
|
Indicador
|
IE04.2
Municípios com unificação de listas de espera em creche
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de municípios que implementaram a lista unificada de espera por
vaga em creche.
|
Forma de cálculo
|
(Número
de municípios que implementaram lista unificada de espera por vaga em creche
/ Total de municípios) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
58%
|
Objetivo
Estratégico 5: Fortalecer a rede de proteção social, observando os direitos
das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Indicador
|
IE05.1
Municípios com a rede socioassistencial adequada
|
Descrição do indicador
|
Avalia
os equipamentos da rede socioassistencial - CRAS, de acordo com o
atendimento aos quesitos priorizados pelo MPES dentro do
rol estabalecido nas orientações técnicas do Ministério do
Desenvolvimento Social, publicadas em 2011.
|
Forma de cálculo
|
Média
da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios para cálculo
|
Se
atende as orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social,
publicadas em 2011, nos quesitos: 1. Quantitativo de Assistentes Sociais; 2.
Quantitativo de Psicólogos; 3. Quantitativo de Técnicos de nível
médio/superior; 4. Coordenador Exclusivo; 5. Possuir sala para a equipe de
trabalho; 6. Possuir banheiros; 7. Possuir recepção; 8. Possuir cozinha; 9.
Possuir almoxarifado; 10. Acesso principal, rotas aos espaços do CRAS e
banheiros adaptados conforme as normas da ABNT; 11. Possuir telefone próprio;
12. Possuir ao menos 1 (uma) impressora; 13. Possuir veículo próprio para
atendimentos do CRAS; 14. Possuir ao menos 3 (três) computadores; 15. Possuir
acesso à internet; 16. Quantitativo de CRAS no município de acordo com a quantidade
de famílias cadastradas no CadÚnico.
|
Meta 2019
|
90%
|
Indicador
|
IE05.2
Índice de adequação dos Centros de Referência Especializados de Assistência
Social - CREAS
|
Descrição do indicador
|
Avalia
os equipamentos da rede socioassistencial - CREAS, de acordo com o
atendimento aos quesitos priorizados pelo MPES dentro do
rol estabalecido nas orientações técnicas do Ministério do
Desenvolvimento Social, publicadas em 2011.
|
Forma de cálculo
|
Média
da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios para cálculo
|
Se
atende as orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social,
publicadas em 2011, nos quesitos: 1. Quantitativo de Assistentes Sociais; 2.
Quantitativo de Psicólogos; 3. Quantitativo de Técnicos de nível
médio/superior; 4. Coordenador Exclusivo; 5. Possuir sala para a equipe de
trabalho; 6. Possuir banheiros; 7. Possuir recepção; 8. Possuir cozinha; 9.
Possuir almoxarifado; 10. Acesso principal, rotas aos espaços do CRAS e
banheiros adaptados conforme as normas da ABNT; 11. Possuir telefone próprio;
12. Possuir ao menos 1 (uma) impressora; 13. Possuir veículo próprio para
atendimentos do CRAS; 14. Possuir ao menos 3 (três) computadores; 15. Possuir
acesso à internet; 16. Quantitativo de CRAS no município de acordo com a
quantidade de famílias cadastradas no CadÚnico.
|
Meta 2019
|
53%
|
Indicador
|
IE05.3
Pessoas em situação de vulnerabilidade
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o quantitativo de famílias em situação de vulnerabilidade, conforme critérios
priorizados pelo MPES dentro do rol constante dos Relatórios de Informações
Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social.
|
Forma de cálculo
|
Somatório
do total de famílias em situação de vulnerabilidade por município/Total de
famílias em situação de vulnerabilidade em 2016
|
Critérios para cálculo
|
São
consideradas famílias em situação de vulnerabilidade aquelas que se
encontram: 1. Sem iluminação pública (com ou sem relógio medidor); 2.
Dependentes de iluminação a óleo, querosene, gás ou vela; 3. Com escoamento
sanitário para vala a céu aberto, rio, córrego ou mar; 4. Sem acesso à rede
de esgoto ou fossa; 5. Sem coleta de lixo, direta ou indireta; 6. A
destinação final do lixo é ser queimado, enterrado, jogado em terreno baldio,
rio ou mar; 7. Com casos de trabalho infantil; 8. Com indivíduos menores de
29 anos analfabetos.
|
Meta 2019
|
-16%
|
Objetivo
Estratégico 6: Fortalecer a rede de proteção ao idoso e à pessoa com
deficiência.
Indicador
|
IE06.1
Índice de adequação dos Serviços de Acolhimento Institucional para
Idosos
|
Descrição do indicador
|
Avalia
os Serviços de Acolhimento Institucional para Idosos.
|
Forma de cálculo
|
Média
da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios para cálculo
|
1.
A entidade recebe recursos do poder público visando à manutenção do Serviço
de Acolhimento; 2. Se a ILPI possui registro no Conselho de Assistência
Social, Conselho de Direitos da Criança e Adolescente e no Conselho dos
Direitos do Idoso; 3. Quantas pessoas estão acolhidas na unidade neste
momento (vagas ocupadas) / Capacidade máxima para o atendimento (número de
vagas) desta unidade; 4. Possui Projeto Político Pedagógico; 5. Realiza Plano
Individual de Atendimento (PIA) de cada pessoa acolhida; 6. Possui Prontuário
de atendimento; 7. O local onde funciona a Unidade é servido por transporte
público (ônibus/trem/metrô/barcas) 8. Atende aos critérios de Acessibilidade
nas rotas de entradas, banheiros e espaços.
|
Meta 2019
|
79%
|
Indicador
|
IE06.2.
Índice de adequação dos Serviços de Acolhimento para a pessoa com deficiência
- residência inclusiva
|
Descrição do indicador
|
Avalia
os Serviços de Acolhimento para pessoa com deficiência.
|
Forma de cálculo
|
Média
da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios para cálculo
|
1.
A entidade recebe recursos do poder público visando à manutenção da
residência inclusiva; 2. Se a residência inclusiva possui registro no
Conselho de Assistência Social e no Conselho de Direitos da Criança e
Adolescente; 3. Quantas pessoas estão acolhidas na unidade neste momento
(vagas ocupadas) / Capacidade máxima para o atendimento (número de vagas)
desta unidade; 4. Possui Projeto Político Pedagógico; 5. Realiza Plano
Individual de Atendimento (PIA) de cada pessoa acolhida; 6. Possui Prontuário
de atendimento 7. O local onde funciona a Unidade é servido por transporte
público (ônibus/trem/metrô/barcas) 8. Atende aos critérios de Acessibilidade
nas rotas de entradas, banheiros e espaços.
|
Meta 2019
|
72%
|
Indicador
|
IE06.3.
Municípios com serviço de proteção ao idoso e à pessoa com deficiência.
|
Descrição do indicador
|
Avalia
os serviços de atendimento ao idoso e à pessoa com deficiência realizados
pelos CRAS e CREAS e a existência de conselho do idoso e da pessoa com
deficiência no município.
|
Forma de cálculo
|
Média
da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios para cálculo
|
1.
Existência de Conselho do Idoso e Conselho da Pessoa com Deficiência; 2. CRAS
com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de forma Direta ou
pela Rede Referenciada; 3. CRAS e/ou CREAS realizando atendimento para idosos
e pessoas com deficiência vítimas de violência física, violência psicológica,
abuso/violência sexual, exploração sexual, negligência ou abandono, situação
de rua, discriminação em decorrência da orientação sexual, discriminação em
decorrência da raça/etnia; 4. CRAS e/ou CREAS realizando atendimento a
pessoas com deficiência vítimas de violência/violação de direitos ou
família\indivíduos com pessoas em serviços de acolhimento.
|
Meta 2019
|
75%
|
Objetivo
Estratégico 7: Fortalecer a resolução de conflitos na área da família.
Indicador
|
IE07.1.
Intervenções extrajudiciais exitosas na área de família
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de intervenções extrajudiciais exitosas do MPES para assegurar
políticas sociais de família.
|
Meta 2019
|
Meta
a ser definida após a primeira mensuração do indicador
|
Objetivo
Estratégico 8: Intensificar a fiscalização do terceiro setor fortalecendo a
sua atuação.
Indicador
|
IE08.1.
Fundações alvo de ações de controle finalístico
|
Descrição do indicador
|
Computa
as fundações cujo controle é obrigatório pelo MP, no tocante ao cumprimento
de suas finalidades estatutárias de interesse social e prestação de contas.
|
Forma de cálculo
|
(Somatório
de fundações que foram alvo de ações de controle finalístico realizadas pelo
MP/ Total de fundações identificadas) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
100%
|
Indicador
|
IE08.2.
Entidades alvo de ações de controle finalístico
|
Descrição do indicador
|
Computa
as entidades do terceiro setor que recebem recursos públicos, fiscalizadas
pelo MP, no tocante ao cumprimento de suas finalidades estatutárias de
interesse social.
|
Forma de cálculo
|
(Somatório
de entidades do terceiro setor que receberam recurso público e foram alvo de
ações de controle finalístico realizadas pelo MP/ Total de entidades
identificadas que receberam recurso público) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
70%
|
Objetivo
Estratégico 9: Fomentar a concretização de políticas públicas ligadas a
resíduos sólidos, saneamento básico e recursos hídricos e o processo de
regularização fundiária.
Indicador
|
IE09.1
Plano de recursos hídricos implementados
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de planos de recursos hídricos implementados no Estado do ES por
bacia hidrográfica.
|
Forma de cálculo
|
(Número
de bacias hidrográficas com planos de recursos hídricos implementados no
período / Total de bacias hidrográficas com planos de recursos hídricos no
Estado do ES no período) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
46%
|
Indicador
|
IE09.2
Municípios com Sistema Municipal do Meio Ambiente
|
Descrição do indicador
|
Avalia
a quantidade de municípios do Estado do ES com o Sistema Municipal do Meio
Ambiente estruturado, considerando os aspectos: Fundo, Conselho e leis ambientais
municipais.
|
Forma de cálculo
|
(Somatório
do número de municípios com o Sistema Municipal de Meio Ambiente estruturado
/ Total de Municípios do Estado) x 100
|
Critérios para cálculo
|
1.
Existência das leis urbanísticas: Plano Diretor Municipal, Parcelamento do
Solo Urbano, Código de Meio Ambiente; 2. Conselho Municipal de Meio Ambiente
em funcionamento 3. Existência de Fundo Municipal de Meio Ambiente 4.
Existência de Secretaria de Meio Ambiente (exclusiva para esse fim); 5.
Município estar apto a licenciar com aval do CONSEMA.
|
Meta 2019
|
79,0%
|
Indicador
|
IE09.3
Municípios com Plano de Saneamento Básico
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de municípios do estado com o plano de saneamento básico
elaborado e aprovado nos quatro eixos (resíduos sólidos, drenagem, água e
esgoto).
|
Forma de cálculo
|
(números
de planos municipais de saneamento básico / total de municípios do estado) x
100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
75%
|
Indicador
|
IE09.4
Municípios com destinação adequada de resíduos sólidos
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de municípios do estado com o destinação adequada de resíduos
sólidos.
|
Forma de cálculo
|
(número
de municípios com destinação adequada / total de municípios do estado) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
95%
|
Objetivo
Estratégico 10: Intensificar o controle e a
prevenção de atos de improbidade administrativa e crimes na administração
pública, garantindo a transparência e a defesa do patrimônio público.
Indicador
|
IE10.1
Municípios com Portal da Transparência em funcionamento
|
Descrição do indicador
|
Quantidade
de municípios com portais de transparência com níveis satisfatórios em termos
de cumprimento da Lei 12.576 de 12 de Novembro de 2011.
|
Forma de cálculo
|
(Total
de municípios nas faixas A e B/Total de municípios do estado) x 100
|
Critérios para cálculo
|
Nota
da avaliação realizada pelo Projeto da Transparência do CADP
|
Meta 2019
|
72%
|
Indicador
|
IE10.2
Mediações e formas diversas de resolução de conflito na defesa do patrimônio
público em relação ao total de inquéritos e de procedimentos preparatórios
instaurados
|
Descrição do indicador
|
Aponta,
do total de inquéritos e procedimentos preparatórios instaurados, o
percentual desses que se converteram em mediações e outras formas de
resolução de conflito.
|
Forma de cálculo
|
(Número
de inquéritos e procedimentos preparatórios convertidos em mediações e outras
formas de resolução de conflitos nos últimos doze meses / Total de inquéritos
e procedimentos preparatórios instaurados nos últimos doze meses) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
a
ser definida após a 1ª medição
|
Indicador
|
IE10.3
Recuperação de valores ao erário por meio da atuação do MPES
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de recursos recuperados ao erário por meio da atuação do MPES no
combate à improbidade administrativa.
|
Forma de cálculo
|
(Somatório
dos recursos recuperados por sentença definitiva ao erário / Total de
recursos requeridos ao erário pela intervenção do MP no combate à improbidade
administrativa) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
a
ser definida após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 11: Estimular a eficiência do sistema de
defesa dos consumidores, assegurando o acesso à informação e a autonomia das
pessoas para defesa dos seus direitos.
Indicador
|
IE11.1
Municípios com PROCON's criados
|
Descrição do indicador
|
Mensura
a quantidade de municípios com PROCON`s criados a partir da
intervenção do MPES.
|
Forma de cálculo
|
(Somatório
do número de Municípios com PROCON's criados / Total de Municípios)
x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
53%
|
Indicador
|
IE11.2
Municípios com Sistema Municipal de Defesa do Consumidor estruturado
|
Descrição do indicador
|
Avalia
o número de municípios do estado com o Sistema Municipal de Defesa do
Consumidor estruturado.
|
Forma de cálculo
|
Média
da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios para cálculo
|
Procon
em funcionamento no município; existência de Fundo de Defesa do Consumidor;
existência de Conselho de Defesa do Consumidor e adesão ao SINDEC
|
Meta 2019
|
44%
|
Objetivo
Estratégico 12: Atuar na defesa do regime democrático, promovendo ações
contra a corrupção eleitoral e o uso abusivo da máquina administrativa.
Indicador
|
Ações
de lisura eleitoral
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o quantitativo de ações procedentes relacionadas à lisura eleitoral a partir
da atuação do MPES.
|
Forma de cálculo
|
(Somatório
de ações cíveis e criminais* procedentes** relacionadas à lisura eleitoral /
Total de ações cíveis e criminais julgadas relacionadas à lisura eleitoral) x
100
|
Critérios para cálculo
|
*
Para cálculo do indicador, consideram-se ações criminais a Ação Penal
Eleitoral e ações cíveis a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a representação
por conduta vedada, a Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC), a
Ação de Impugnação de Mandado Eletivo (AIME) e o Recurso Contra a Expedição
de Diploma (RCED)
** As ações serão consideradas procedentes quando julgadas na 2ª Instância
|
Meta 2019
|
a
ser definida após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 13: Combater o crime organizado.
Indicador
|
IE13.1
Valores denunciados
|
Descrição do indicador
|
Avalia
o percentual dos valores que foram objetos de denúncia do GAECO em relação
aos valores investigados.
|
Forma de cálculo
|
(Valores
denunciados / valores investigados (PIC's)) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
50%
|
Indicador
|
IE13.2
Denúncias em relação a investigações
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de denúncias oferecidas com base nas investigações do GAECO em
relação ao número total de Procedimentos Investigatórios Criminais
instaurados.
|
Forma de cálculo
|
(Nº
de denúncias oferecidas com base nas investigações do GAECO / Nº total
de PICs instaurados) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
50%
|
Objetivo
Estratégico 14: Coibir crimes relacionados à violência
doméstica contra a mulher.
Indicador
|
IE14.1
Cobertura de municípios com atendimento especializado na rede socioassistencial de
proteção à mulher
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de municípios do Estado com atendimento especializado na
rede socioassistencial de proteção à mulher.
|
Forma de cálculo
|
Média
da soma ponderada dos quesitos atendidos / Soma total das ponderações
|
Critérios para cálculo
|
Itens
estratégicos observados: CREAS e/ou equipe de referência psicossocial com
atendimento especializado na rede socioassistencial de proteção à
mulher; atendimento “Especializado” em Delegacia; capacitação da rede
(fomentadas pelo MPES); Conselho da Mulher em atividade; realização de
campanhas (fomentadas pelo MPES)
|
Meta 2019
|
50%
|
Objetivo
Estratégico 15: Aperfeiçoar o controle externo da
atividade policial.
Indicador
|
IE15.1
Inspeções para o controle externo da atividade policial realizadas
|
Descrição do indicador
|
Quantifica
inspeções para o controle externo da atividade policial realizadas em relação
ao total de delegacias do estado.
|
Forma de cálculo
|
(Número
de inspeções para o controle externo da atividade policial realizadas / Total
de delegacias do estado)*100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
100%
|
Indicador
|
IE15.2
Inquéritos concluídos legalmente e constitucionalmente (prazos legais e normas
constitucionais)
|
Descrição do indicador
|
Avalia
o desempenho da força policial, por meio da mensuração dos
inquéritos concluídos dentro dos prazos legais e sem irregularidades em
relação ao total de inquéritos instaurados no ano.
|
Forma de cálculo
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(Número
de inquéritos concluídos - Número de inquéritos concluídos fora do prazo
legal - Número de inquéritos concluídos fora normas constitucionais) / Total
de inquéritos instaurados no ano) x 100
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Critérios para cálculo
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N/A
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Meta 2019
|
a
ser definida após a 1ª medição
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Objetivo
Estratégico 16: Garantir o correto cumprimento das penas e das medidas de
segurança.
Indicador
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IE16.1
Ocupação das unidades prisionais no estado
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Descrição do indicador
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Mensura
a ocupação das unidades prisionais no estado do Espírito Santo, considerando
presos provisórios e condenados.
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Forma de cálculo
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(Número
de presos provisórios e condenados / Total de vagas nas unidades prisionais)
x 100
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Critérios para cálculo
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N/A
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Meta 2019
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123%
|
Indicador
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IE16.2
Ocupação de vagas no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico - HCTP
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Descrição do indicador
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Avalia
o percentual das internações para cumprimento de medidas de segurança no
Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico - HCTP.
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Forma de cálculo
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(Número
de vagas ocupadas no HCTP / Total de vagas no HCTP) x 100
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Critérios para cálculo
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N/A
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Meta 2019
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50%
|
Indicador
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IE16.3
Índice de aperfeiçoamento do sistema prisional
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Descrição do indicador
|
Mensura
o aperfeiçoamento do sistema prisional, visando a sua adequação à garantia
dos direitos humanos.
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Forma de cálculo
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Soma
ponderada dos índices de infraestrutura física e humana, cidadania
carcerária, não reincidência e número de presos definitivos por total de
presos
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Critérios para cálculo
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1
- Infraestrutura física e humana; 2 - Cidadania carcerária; 3 - Não reincidência;
4 - Número de presos definitivos por total de presos
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Meta 2019
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a
ser definida após a 1ª medição
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Objetivo
Estratégico 17: Fortalecer a comunicação com a sociedade.
Indicador
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IE17.1
Matéria de abrangência nacional
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Descrição do indicador
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Publicação
anual de pelo menos uma matéria em veículo de abrangência nacional.
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Forma de cálculo
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Somatório
de matérias com valorização superior a 10 milhões de reais
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Critérios para cálculo
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Valoração
das matérias conforme informações cedidas pela CATIVA
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Meta 2019
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1
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Indicador
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IE17.2
Proporção de matérias positivas ou neutras em relação ao total de matérias
|
Descrição do indicador
|
Proporção
de matérias positivas ou neutras em relação ao total de matérias.
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Forma de cálculo
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(Total
de matérias positivas ou neutras/Total de matérias)*100
|
Critérios para cálculo
|
Definição
de matérias positivas e neutras realizado pela CATIVA.
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Meta 2019
|
>80%
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Objetivo
Estratégico 18: Promover a atuação integrada com setores público, privado e
sociedade civil.
Indicador
|
IE18.1
Efetividade das alianças estabelecidas
|
Descrição do indicador
|
Indicador
da efetividade das alianças consideradas estratégicas, correlacionando as
ações pactuadas e as ações efetivamente realizadas, segundo o objeto e
cláusulas dos instrumentos formais em que as alianças foram firmadas.
|
Forma de cálculo
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(Somatório
de ações cumpridas / Total de ações previstas nas alianças) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
80%
|
Objetivo
Estratégico 19: Potencializar a resolutividade
extrajudicial por meio da atividade de autocomposição de conflitos.
Indicador
|
IE19.1
Membros e servidores sensibilizados em mediação e negociação
|
Descrição do indicador
|
Mensura
a quantidade de membros e servidores sensibilizados pelo MPES, com
participação em curso ou evento com carga horária mínima de 3
horas na temática.
|
Forma de cálculo
|
(Número
de membros e servidores sensibilizados / Total de membros e servidores) x 100
|
Critérios para cálculo
|
Consideram-se
servidores para este cálculo: assessores jurídicos nas Promotorias de
Justiça, técnicos dos Centros de Apoio,
núcleos e grupos.
Sensibilizados: participação em curso ou em evento com carga horária mínima
de 3 horas na temática
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Meta 2019
|
a
ser definida após a 1ª medição
|
Indicador
|
IE19.2
Soluções consensuais obtidas em procedimentos extrajudiciais
|
Descrição do indicador
|
Avalia
o percentual de atuações dos membros que obtiveram soluções consensuais em procedimentos
extrajudiciais.
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Forma de cálculo
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(Somatório
de soluções consensuais em procedimentos extrajudiciais / Total de tentativas
de resolução consensual em procedimentos extrajudiciais) x 100
|
Critérios para cálculo
|
Serão
englobadas no cálculo apenas as tentativas de resolução consensual realizadas
pelos membros sensibilizados em mediação e negociação e que possuam atuação
extrajudicial.
|
Meta 2019
|
a
ser definida após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 20: Garantir rotinas de trabalho eficientes, com governança e
estrutura organizacional adequadas.
Indicador
|
IE20.1
Processos padronizados e normatizados
|
Descrição do indicador
|
Mensura
a quantidade de processos padronizados e normatizados na instituição.
|
Forma de cálculo
|
(Número
de processos padronizados e normatizados / Total de processos passíveis de
padronização e normatização) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
85%
|
Objetivo
Estratégico 21: Prover assessoria técnica especializada à
atuação ministerial.
Indicador
|
IE.21.1
Requisições de laudo e de perícia atendidas
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o percentual de requisições de laudos técnicos atendidos no tempo adequado em
relação ao total requisitado.
|
Forma de cálculo
|
(Somatório
do número de requisições de laudos técnicos atendidos no tempo adequado /
Total de requisições solicitadas) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
100%
|
Objetivo
Estratégico 22: Assegurar quadro funcional preparado de acordo com as
competências necessárias à atividade institucional.
Indicador
|
IE22.1
Taxa de horas de capacitação por membro/servidor
|
Descrição do indicador
|
Mensura
as horas médias de capacitação realizadas por membros e servidores.
|
Forma de cálculo
|
Somatório
das horas de capacitação / total de membros e servidores
|
Critérios para cálculo
|
Separar
capacitação em interna e externa para planejamento do CEAF, de toda forma, o
indicador considera a união das duas.
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Meta 2019
|
>25,00
|
Indicador
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IE22.2
Taxa de horas de especialização por membro/servidor - CEAF
|
Descrição do indicador
|
Mensura
as horas médias de especialização realizadas por membros e servidores.
|
Forma de cálculo
|
Somatório
das horas de especialização /total de membros e servidores
|
Critérios para cálculo
|
Apenas
especializações com registro no dossiê funcional
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Meta 2019
|
>500
|
Objetivo
Estratégico 23: Promover um bom ambiente de trabalho e orientado a resultados.
Indicador
|
IE23.1
Clima Organizacional
|
Descrição do indicador
|
Mede
o nível de satisfação de membros, servidores e demais colaboradores do MPES
em relação aos quesitos organizacionais.
|
Forma de cálculo
|
Resultado
geral da pesquisa de clima
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Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
a
ser definida após a 1ª medição
|
Objetivo
Estratégico 24: Disponibilizar informações consistentes e no tempo adequado para
tomada de decisão.
Indicador
|
IE24.1
Cumprimento dos Acordos de Nível de Serviço - ANSs para atendimento
de demandas por desenvolvimento de consultas e relatórios dos sistemas em
produção
|
Descrição do indicador
|
Mensura
as demandas associadas a desenvolvimento de consultas e relatórios dos
sistemas em produção que foram atendidas dentro dos prazos e das especificações
acordadas com os solicitantes.
|
Forma de cálculo
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(Número
de demandas por desenvolvimento de consultas e relatórios de sistemas em
produção atendidas em conformidade com os ANSs / Total de demandas)
x 100
|
Critérios para cálculo
|
Considera
demanda aprovada pela Administração Superior e que seja tecnicamente viável.
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Meta 2019
|
98%
|
Objetivo
Estratégico 25: Assegurar infraestrutura física e
tecnológica adequada à atuação do MPES.
Indicador
|
IE25.1
Nível de satisfação dos usuários com os serviços de TI
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Descrição do indicador
|
Pesquisa
o nível de satisfação dos usuários do MPES quanto ao Service Desk, localizado
na Coordenação de Informática.
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Forma de cálculo
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(Somatório
do número de respostas "Ótimo" e "Bom" / Total de
respondentes da avaliação) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
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Meta 2019
|
95%
|
Indicador
|
IE25.2
Adequação da infraestrutura física das Promotorias de Justiça e unidades
administrativas
|
Descrição do indicador
|
Avalia
a adequação da infraestrutura física dos órgãos de execução e das unidades
administrativas a partir das regras de acessibilidade definidas pelo CNMP e
das estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.
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Forma de cálculo
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(Somatório
das Promotorias de Justiça e unidades administrativas adequadas / Total de
Promotorias de Justiça e unidades administrativas) x 100
|
Critérios para cálculo
|
Regras
de acessibilidade definidas pelo CNMP e as estabelecidas pelo Corpo de
Bombeiros
|
Meta 2019
|
a
ser definida após a 1ª medição
|
Indicador
|
IE25.3
Nível de satisfação dos usuários com os serviços de manutenção
|
Descrição do indicador
|
Pesquisa
o nível de satisfação dos usuários do MPES quanto ao serviço de manutenção,
localizado na Coordenação de Engenharia.
|
Forma de cálculo
|
(Somatório
do número de respostas "Ótimo" e "Bom" / Total de
respondentes da avaliação) x 100
|
Critérios para cálculo
|
Margem
de erro em torno de 10%
|
Meta 2019
|
95%
|
Objetivo
Estratégico 26: Gerir os recursos orçamentários alinhados
às prioridades estratégicas.
Indicador
|
IE26.1
Execução da despesa orçamentária
|
Descrição do indicador
|
Mensura
a capacidade de administração na utilização dos recursos orçamentários.
|
Forma de cálculo
|
(Despesa
empenhada no período + despesa do aporte financeiro do IPAJM / Orçamento
aprovado para o período) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
98%
|
Objetivo
Estratégico 27: Ampliar a captação de recursos de fontes alternativas.
Indicador
|
IE27.1
Recursos de fontes alternativas
|
Descrição do indicador
|
Mensura
o volume de recursos captados de fontes alternativas.
|
Forma de cálculo
|
(Somatório
dos recursos captados de fontes alternativas no período / Orçamento para
investimento e custeio no período) x 100
|
Critérios para cálculo
|
N/A
|
Meta 2019
|
10%
|