RESOLUÇÃO PGJ Nº 002, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2011.
O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 10, Inciso VII da Lei Complementar Estadual nº 95/97, publicada em 28 de janeiro de 1997,
RESOLVE:
Alterar a Resolução 003/2010, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 27 de abril de 2010, que regulamenta o Estágio Probatório dos Servidores Públicos ocupantes de cargos Efetivos do Ministério Público do Estado do Espírito Santo:
Art. 1º O Art.10. passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 10. Será exonerado o servidor em estágio probatório que, no período de cumprimento do estágio, apresentar qualquer das situações previstas no art. 40, da LC nº 46/94.
§ 1º Será considerado reprovado no estágio probatório e exonerado nos termos deste artigo o servidor que, em qualquer avaliação de desempenho, independentemente da quantidade de avaliações periódicas de desempenho a que tiver sido submetido, obtiver pontuação inferior a 40%, de acordo com os requisitos elencados no art. 12.
§ 2º O Procurador-Geral de Justiça designará Comitê Técnico especialmente para tratar das situações elencadas neste artigo”.
Art. 2º O Art. 12 passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 12. A avaliação de desempenho deve obedecer aos seguintes requisitos, conforme discriminado no Anexo I desta Resolução:
I – eficiência e qualidade do trabalho;
II – iniciativa e capacidade de realização;
III – produtividade;
IV– dedicação ao serviço e capacidade de trabalho em equipe;
V – conhecimento do trabalho e uso adequado dos equipamentos, instalações e materiais;
VI – disciplina, responsabilidade e flexibilidade;
VII – idoneidade moral e ética;
VIII – assiduidade;
IX – pontualidade;
X – apresentação pessoal e urbanidade.
§ 1º Cada requisito possui um quantitativo de pontos que determina o desempenho do servidor no período;
§ 2º Os pontos equivalem aos seguintes conceitos: 40= ótimo; 30= bom; 20= regular; 10= insatisfatório;
§ 3º O indicador de desempenho do servidor é apurado multiplicando-se a nota obtida na escala de 10 a 40 pontos pelos seguintes pesos:
a) para “eficiência e qualidade do trabalho”; “iniciativa e capacidade de realização” e “produtividade”: peso 1,5;
b) para “dedicação ao serviço e capacidade de trabalho em equipe”, “conhecimento do trabalho e uso adequado dos equipamentos, instalações e materiais”; “disciplina, responsabilidade e flexibilidade” e “idoneidade moral e ética”: peso 1,0;
c) para “assiduidade”, “pontualidade” e “apresentação pessoal e urbanidade”: peso 0,5.
O total de pontos é obtido com o somatório de todas as notas, após a multiplicação pelos respectivos pesos.
§ 4º O total de pontos obtidos no final de cada avaliação é transportado pela CEPEP, à época da conclusão do processo de estágio probatório, para o Anexo II – Formulário Final de Estágio Probatório, quando serão somadas todas as notas para obtenção da média final referida no Art. 16.”
Art. 3º O Art. 15 passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 15. O servidor que tiver mais de 05 (cinco) faltas injustificadas no período avaliado terá o decréscimo de 10 pontos no requisito “disciplina, responsabilidade e flexibilidade” por ocasião de sua avaliação. Cabe à chefia imediata efetuar a verificação da quantidade de faltas do servidor.”
Art. 4º O § 4º do Art. 18 passa a vigorar com a seguinte redação:
“§ 4º Caso o servidor ingressante não compareça aos cursos e eventos estabelecidos neste artigo e não apresente atestado que justifique sua ausência, de acordo com o previsto no parágrafo 3º deste artigo, sua falta será considerada como indisciplina e caberá à CEPEP informar à chefia imediata, por ocasião da avaliação de desempenho referente ao período em que foi realizado o evento, que providenciará o decréscimo de dez pontos a cada falta no “requisito disciplina, responsabilidade e flexibilidade”.
Art. 5º O Anexo I – Instrumento de Avaliação Periódica de Desempenho do Estágio Probatório e o formulário de “Descrição dos Requisitos do Anexo I” passam a vigorar com a nova redação do Anexo Único desta Resolução.
Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 7º Revogam-se as disposições em contrário.
Vitória, 1º de fevereiro de 2011.
FERNANDO ZARDINI ANTONIO
PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial de 02/02/2011
ANEXO I
MP-ES |
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PERIÓDICA DE DESEMPENHO DO SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO |
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PERÍODO ....../....../........... a AVALIADO: ......./....../...... |
SEMESTRE |
A QUE |
SE |
REFERE A |
AVALIAÇÃO |
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1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
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|
|
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Nome Completo do Servidor: |
Unidade de Trabalho: |
Matrícula: |
||||||||||||
Cargo: |
Código do Cargo: |
Class e: |
Nível: |
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I T E M |
REQUISITOS DO DESEMPENHO OU COMPORTAMENTO |
PONTOS ATRIBUÍDOS |
P E S O |
TOTAL DE PONTOS |
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40 |
30 |
20 |
10 |
|||||||||||
1 |
EFICIÊNCIA E QUALIDADE DO TRABALHO |
|
|
|
|
1,5 |
|
|||||||
2 |
INICIATIVA E CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO |
|
|
|
|
1,5 |
|
|||||||
3 |
PRODUTIVIDADE |
|
|
|
|
1,5 |
|
|||||||
4 |
DEDICAÇÃO AO SERVIÇO TRABALHO EM EQUIPE |
E |
CAPACIDADE DE |
|
|
|
|
1,0 |
|
|||||
5 |
CONHECIMENTO DO TRABALHO E USO ADEQUADO DOS EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES E MATERIAIS |
|
|
|
|
1,0 |
|
|||||||
6 |
DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE E FLEXIBILIDADE |
|
|
|
|
1,0 |
|
|||||||
7 |
IDONEIDADE MORAL E ÉTICA |
|
|
|
|
1,0 |
|
|||||||
8 |
ASSIDUIDADE |
|
|
|
|
0,5 |
|
|||||||
9 |
PONTUALIDADE |
|
|
|
|
0,5 |
|
|||||||
10 |
APRESENTAÇÃO PESSOAL E URBANIDADE |
|
|
|
|
0,5 |
|
|||||||
TOTAL DE PONTOS OBTIDOS PELO SERVIDOR |
|
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Data da Avaliação |
DADOS DO AVALIADOR |
|||||||||||||
NOME |
CARGO |
ASSINATURA |
||||||||||||
......../......../..... .. |
|
|
|
|||||||||||
OBSERVAÇÕES OU COMENTÁRIOS DO AVALIADOR:
(carimbo e assinatura do avaliador) |
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SUGESTÕES DE TREINAMENTOS PARA O SERVIDOR (PRIORIZAR):
(carimbo e assinatura do avaliador) |
CIÊNCIA E COMENTÁRIOS DO SERVIDOR AVALIADO (com carimbo):
(carimbo e assinatura do servidor avaliado) |
SR (A) AVALIADOR (A): Atribua a pontuação que melhor se aplica ao servidor, utilizando a escala de 40 (grau máximo) a 10 (grau mínimo) e multiplique pelo peso equivalente. Preencha o campo “Total de Pontos Obtidos pelo Servidor”. |
PONTUAÇÃO/CONCEITO: Os pontos equivalem aos seguintes conceitos: 40= ÓTIMO; 30= BOM; 20= REGULAR; 10= INSATISFATÓRIO. |
A ser preenchido pela CEPEP somente em caso de existência, no período avaliado, de PAD com aplicação de penalidade, conforme Artigo 14 e parágrafos da Resolução. |
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REQUISITO |
PONTUAÇÃO |
Total de pontos da Avaliação Periódica |
|
Nota obtida no requisito “Disciplina, Responsabilidade e Flexibilidade" após o resultado do PAD |
|
Pontuação Total, após a conclusão do PAD e alteração realizada pela CEPEP |
|
Assinatura da CEPEP:
Data: ......../......../....... |
|
Ciência do Servidor (com carimbo):
Data: ......../......../....... |
MP- ES |
AVALIAÇÃO DO SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO - DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS DO ANEXO I |
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ITEM |
REQUISITO |
PONTUAÇÃO |
ITENS DE DESCRIÇÃO DO DESEMPENHO OU COMPORTAMENTO DO SERVIDOR NO PERÍODO AVALIADO |
PONTOS ATRIBUÍDOS |
PESO |
TOTAL DE PONTOS |
1 |
EFICIÊNCIA E QUALIDADE DO TRABALHO: Verificação quanto à forma de realização do trabalho pelo servidor, a utilização de métodos, procedimentos e rotinas adequados, o grau de exatidão, correção e clareza dos trabalhos executados, levando em consideração a apresentação final. |
40 |
Supera o desempenho esperado. Seu trabalho é de excelente entendimento, não apresenta erros nem incorreções e não há necessidade de orientações. |
|
1,5 |
|
30 |
Atinge o desempenho esperado. Seu trabalho é de fácil entendimento, raramente apresenta erros e incorreções e quase nunca precisa de orientações para serem corrigidos. |
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20 |
Atinge parcialmente o desempenho esperado. Seu trabalho é de entendimento razoável, eventualmente apresenta erros e incorreções, sendo necessárias orientações para corrigi-los. |
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10 |
Raramente atinge o desempenho esperado. Seu trabalho é de difícil entendimento, apresenta erros e incorreções constantemente, mesmo sob orientações. |
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2 |
INICIATIVA E CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO: Verificação do comportamento empreendedor do servidor no âmbito de sua atuação e da capacidade em adotar providências, por conta própria e dentro de sua competência, em situações definidas, previstas ou não nas normas de trabalho. |
40 |
É seguro e dinâmico na forma como enfrenta e soluciona as situações simples e complexas, previstas ou não em sua rotina de trabalho. Sempre apresenta ideias e soluções alternativas aos mais diversos problemas ou situações inesperadas. |
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1,5 |
|
30 |
Identifica e resolve com facilidade situações da rotina de seu trabalho, simples ou complexas, previstas e imprevistas. Frequentemente apresenta alternativas para solucionar problemas ou situações inesperadas. |
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20 |
Busca solucionar apenas situações simples e previstas em sua rotina de trabalho, dependendo de orientações de como enfrentar as situações mais complexas. Raramente apresenta alternativas para solucionar problemas ou situações inesperadas. |
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10 |
Tem dificuldade para resolver as situações simples e previstas em sua rotina de trabalho, dependendo constantemente de orientações para solucioná-las. Não apresenta alternativas para solucionar problemas ou situações inesperadas. |
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3 |
PRODUTIVIDADE: Verificação do nível de produção que o servidor consegue atingir, considerando as expectativas da função exercida e o volume de trabalho executado em determinado espaço de tempo. |
40 |
É altamente produtivo, apresenta uma excelente capacidade para execução e conclusão de trabalhos, mesmo que haja aumento inesperado do volume de trabalho. |
|
1,5 |
|
30 |
Sempre consegue executar seu trabalho dentro dos prazos estabelecidos. Procura reorganizar o seu tempo para atender ao aumento inesperado do volume de trabalho. |
|
|
20 |
Tem dificuldade para executar seu trabalho dentro dos prazos estabelecidos, às vezes prejudicando seu andamento. Um aumento inesperado do volume de trabalho compromete sua produtividade. |
|
|
|
10 |
Raramente executa seu trabalho dentro dos prazos estabelecidos, prejudicando seu andamento. Não sabe lidar com o aumento inesperado do volume de trabalho. |
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ITEM |
REQUISITO |
PONTUAÇÃO |
ITENS DE DESCRIÇÃO DO DESEMPENHO OU COMPORTAMENTO DO SERVIDOR NO PERÍODO AVALIADO |
PONTOS ATRIBUÍDO S |
PESO |
TOTAL DE PONTOS |
4 |
DEDICAÇÃO AO SERVIÇO E CAPACIDADE DE TRABALHO EM EQUIPE: Verificação da atuação do servidor com relação ao seu interesse e dedicação, proatividade e capacidade de desenvolver as atividades e tarefas em equipe, com efetiva participação, valorizando o trabalho em conjunto na busca de resultados comuns, de acordo com os princípios e diretrizes institucionais. |
40 |
Desenvolve suas atividades com interesse, dedicação e proatividade, tem excelente capacidade de relacionamento e interação com a equipe, sempre mantém um bom clima de trabalho, agindo de forma a promover a melhoria do desempenho da equipe na busca de resultados comuns. |
|
1,0 |
|
30 |
Esforça-se em desempenhar suas atividades com interesse, dedicação e proatividade, tem boa capacidade de relacionamento e interação com a equipe, buscando manter um bom clima de trabalho. Aceita sugestões de membros da equipe para diminuir suas dificuldades, agindo de forma a promover a melhoria do desempenho da equipe na busca de resultados comuns. |
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20 |
Eventualmente desempenha suas atividades com interesse, dedicação e proatividade, tem pouca capacidade de relacionamento e interação com a equipe, não se preocupando em manter um bom clima de trabalho. Às vezes aceita sugestões dos membros da equipe para diminuir suas dificuldades e nem sempre age de forma a promover a melhoria do desempenho da equipe na busca de resultados comuns. |
|||||
10 |
Deixa de desempenhar suas atividades com interesse, dedicação e proatividade, não tem capacidade de relacionamento e interação com a equipe, criando um clima desagradável de trabalho. Não aceita sugestões dos membros da equipe para diminuir suas dificuldades e não age de forma a promover a melhoria do desempenho da equipe na busca de resultados comuns. |
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5 |
CONHECIMENTO DO TRABALHO E USO ADEQUADO DOS EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES E MATERIAIS: Apuração do desempenho do servidor com relação ao domínio de seu campo de atuação e do conhecimento dos processos necessários ao exercício de suas atividades, cuidado e zelo na utilização e conservação dos equipamentos, instalações e materiais na realização das atividades. |
40 |
Demonstra sempre domínio dos conhecimentos essenciais ao trabalho que executa, aplica as normas e legislações pertinentes, é extremamente cuidadoso com os equipamentos, instalações e materiais, utilizando-os sempre de forma adequada. |
|
1,0 |
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30 |
Já demonstrou algumas vezes que não tem domínio dos conhecimentos essenciais ao trabalho que executa, nem sempre aplica as normas e legislações pertinentes, geralmente é cuidadoso com os equipamentos, instalações e materiais disponíveis na Instituição. |
|
|
20 |
Demonstra frequentemente que não tem domínio dos conhecimentos essenciais ao trabalho que executa, nem sempre aplica as normas e legislações pertinentes, raramente é cuidadoso com os equipamentos, instalações e materiais disponíveis na Instituição. |
|
|
|
10 |
Não tem domínio dos conhecimentos essenciais ao trabalho que executa, não aplica as normas e legislações pertinentes, e não é cuidadoso com os equipamentos, instalações e materiais disponíveis na Instituição. |
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6 |
DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE E FLEXIBILIDADE: Avalia a postura do servidor com relação à aceitação e execução das tarefas propostas, respeitando a hierarquia, as normas e os procedimentos pré-estabelecidos, bem como a verificação da sua adaptabilidade às mudanças e o seu comprometimento com as atribuições do cargo que ocupa. |
40 |
Cumpre sempre as normas e regulamentos da Instituição, demonstrando comportamento disciplinar condizente com a função pública. É comprometido com as atribuições de seu cargo e reage de maneira positiva às mudanças, adaptando-se às necessidades da rotina de sua função. |
|
1,0 |
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30 |
Geralmente cumpre as normas e regulamentos da Instituição, algumas vezes já demonstrou comportamento disciplinar não condizente com a função pública. Procura demonstrar comprometimento com as atribuições de seu cargo e nem sempre reage de maneira positiva às mudanças propostas. |
|||||
20 |
Já deixou de cumprir as normas e regulamentos da Instituição e demonstrou por diversas vezes comportamento disciplinar não condizente com a função pública e pouco comprometimento com as atribuições de seu cargo. Reage de forma negativa às mudanças propostas. |
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10 |
Não cumpre as regras, normas e regulamentos da Instituição . No período avaliado, demonstrou comportamento disciplinar não condizente com a função pública e demonstra falta de comprometimento com as atribuições de seu cargo. Reage sempre de forma negativa às mudanças propostas. |
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7 |
IDONEIDADE MORAL E ÉTICA: Verificação do comportamento do servidor com relação à capacidade de agir com discrição, imparcialidade e ética profissional, conduta condizente com os valores morais aceitos socialmente e respeito à dignidade das pessoas e ao meio ambiente. |
40 |
Apresenta sempre postura ética, compatível com a função pública e com a profissão que exerce. Não há registros de prática de atos que desabonem a sua conduta moral. |
|
1,0 |
|
30 |
Geralmente apresenta postura ética, compatível com a função pública e com a profissão que exerce. Existe pelo menos um registro de prática de atos que desabona a sua conduta moral e ética. |
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20 |
Nem sempre apresenta postura ética, compatível com a função pública e com a profissão que exerce. Existem pelo menos dois registros (no período avaliado) de prática de atos que desabonem a conduta moral e ética. |
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10 |
Não apresenta postura ética, compatível com a função pública e com a profissão que exerce. Existem mais de dois registros de prática de atos que desabonam a conduta moral e ética. |
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8 |
ASSIDUIDADE: Verificação quanto ao comparecimento regular do servidor e sua permanência no local de trabalho. |
40 |
Não falta e está sempre presente no local de trabalho para a realização das atividades. |
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0,5 |
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30 |
Quase nunca falta e é encontrado regularmente no local de trabalho para a realização das atividades. |
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20 |
Algumas vezes falta e se ausenta do local de trabalho, sem apresentar justificativa, dificultando a realização das atividades. |
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10 |
Falta e ausenta-se constantemente do local de trabalho, sem apresentar justificativa, não sendo possível contar com sua contribuição para a realização das atividades. |
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9 |
PONTUALIDADE: Verificação quanto à observância do horário de trabalho e cumprimento da carga horária definida para o cargo ocupado pelo servidor. |
40 |
Cumpre rigorosamente o horário de trabalho e a carga horária definida para o cargo que ocupa, não registra atrasos nem saídas antecipadas. |
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0,5 |
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30 |
Quase sempre cumpre o horário de trabalho e a carga horária definida para o cargo que ocupa, registra alguns atrasos e saídas antecipadas. |
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20 |
Tem dificuldade para cumprir o horário de trabalho e a carga horária definida para o cargo que ocupa, registra atrasos e saídas antecipadas com frequência. |
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10 |
Não cumpre o horário de trabalho e a carga horária definida para o cargo que ocupa, quase sempre registra atrasos e saídas antecipadas. |
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10 |
APRESENTAÇÃO PESSOAL E URBANIDADE: Verificação se o servidor está devidamente trajado para o ambiente de trabalho e sua capacidade de tratamento com o público interno e externo. |
40 |
Sempre demonstra cuidado em manter-se bem apresentável no ambiente de trabalho. É sempre cortês no trato com as pessoas no ambiente de trabalho. |
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0,5 |
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30 |
Normalmente demonstra cuidado em manter-se bem apresentável no ambiente de trabalho. Geralmente é cortês no trato com as pessoas no ambiente de trabalho. |
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20 |
Nem sempre demonstra cuidado em manter-se bem apresentável no ambiente de trabalho. Normalmente é descortês no trato com as pessoas no ambiente de trabalho. |
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10 |
Não demonstra cuidado em manter-se bem apresentável no ambiente de trabalho. É sempre descortês no trato com as pessoas no ambiente de trabalho. |
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TOTAL DE PONTOS OBTIDOS |
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